23/02/2021
Câmara de Cuiabá cede espaço na Tribuna Livre para ouvir a população
Secom Câmara Municipal de Cuiabá
A sociedade cuiabana dispõe de um espaço de tempo durante as sessões ordinárias realizadas pela Câmara da Capital, chamado Tribuna Livre, onde o cidadão pode discorrer sobre projetos, fazer demandas e expor opiniões abordando variados assuntos relevantes à população.

Para fazer uso da Tribuna, basta solicitar a qualquer vereador ou vereadora, informando o tema a ser tratado. O parlamentar vai enviar o requerimento à Primeira Secretaria da Casa, solicitando a inscrição da pessoa, indicando o tema em questão e a data pretendida.

A Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos. A cada sessão ordinária, duas pessoas podem utilizar o espaço pelo tempo de 10 minutos cada uma.

O Chefe de Gabinete da Primeira Secretaria, Vinícius Falcão de Arruda, alerta que em virtude das sessões estarem sendo realizadas de forma virtual, é imprescindível que o pretendente à tribuna informe seu endereço eletrônico (e-mail) ou celular. “Para que nossa TI (Tecnologia de Informação)possa entrar em contato e fornecer o link de acesso à plataforma da Câmara”.

Dentre as mais de 10 tribunas já realizadas neste ano, houve a explanação sobre o Museu de Arte Sacra em 3D, pelo Patrimônio Histórico de Cuiabá e outra que abordou a importância da Rádio na Comunicação, pelo Radialista e Jornalista Jota Gomes.

O servidor ressalva que o pedido de agendamento deve ser encaminhado à Primeira Secretaria com no mínimo 48 horas de antecedência, pois a solicitação deve passar pelo crivo do primeiro-secretário e do presidente da Casa para avaliação, depois é submetido à Secretaria de Apoio Legislativo e à Coordenadoria de Cerimonial, para informação à Mesa que vai presidir a Sessão.

O primeiro-secretário Paulo Henrique (PV) destacou a importância do espaço nas sessões para assegurar à população o direito de manifestar sobre diversos assuntos de interesse público.

“A Tribuna Livre é um instrumento muito importante do Parlamento, pois abre espaço para diversas categorias, e ainda aborda problemáticas que nós como vereadores podemos trabalhar para solucionar. Esse espaço é voltado para a população, para profissionais de todos os setores, e cria um diálogo produtivo no Parlamento”, diz o vereador Paulo Henrique.

Sessão Ao Vivo - A Tribuna Livre, assim como as Sessões Ordinárias, é transmitida em tempo real, e pode ser assistida pelas redes sociais na página da Câmara.

Secom Câmara Municipal de Cuiabá

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo