04/02/2021
Na primeira sessão da Câmara, mais de mil indicações foram apresentadas
Câmara Municipal de Cuiabá

A primeira Sessão Ordinária do ano foi realizada na manhã desta quinta-feira (04) de forma remota e foi presidida pelo vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), presidente da Câmara Municipal de Cuiabá.

22 vereadores e as duas vereadoras marcaram presença. Foram apresentados 11 Projetos de Lei, dois Projetos de Decreto Legislativo, uma Moção de Pesar, 68 Requerimentos e 1.705 Indicações.

Dentre os projetos apresentados está do vereador Professor Mário Nadaf (PV) que dispõe sobre a prevenção e a punição dos atos de vandalismo e depredação do patrimônio público.

O vereador Dr. Luiz Fernando Amorim (Republicanos) apresentou um que visa determinar a fixação de placa, cartaz ou banner informando o endereço e o número telefônico dos conselhos tutelares nos estabelecimentos de ensino público e privados. O vereador Sargento Vidal (PROS) projeto que busca definir critérios para a castração de cães e gatos pelo Poder Público, a fim de fazer o controle da população animal, que, sem cuidados, perambulam por logradouros públicos.

O projeto apresentado pela vereadora Michelly Alencar (DEM) dispõe sobre o atendimento prioritário para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizem bolsa de colostomia nos estabelecimento da Capital.

Ainda durante a sessão, o vereador Diego Guimarães (Cidadania) levantou questão sobre o retorno de sessões presenciais. “Para mim o plenário é um lugar sagrado do parlamento”, argumentou. Em resposta, o presidente Juca propôs que seja acionada a equipe de saúde da Casa para emitir parecer sobre a questão. Depois disso, os vereadores vão buscar entendimento sobre a aprovação ou não do retorno de sessões presenciais.

Na última parte da sessão, a vereadora Michelly Alencar informou que já protocolizou ofício convidando a Secretária Ozenira Félix para uma reunião na próxima terça-feira, na Câmara, com a finalidade de prestar esclarecimentos sobre a questão.

O presidente Juca do Guaraná Filho (MDB) encerrou a sessão convocando os nobres pares para a próxima sessão no dia 11 deste mês, no horário regimental.

Assessoria - SECOM