04/02/2021
Sargento Joelson solicita inclusão de trabalhadores de farmácia e militares no grupo prioritário de vacinação
Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador de Cuiabá Sargento Joelson (Solidariedade), solicitou que sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação, trabalhadores de farmácia e drogaria e de policiais e Bombeiros Militares neste primeiro momento, por estarem ligados diretamente na linha de frente das operações na pandemia.

No primeiro ofício Joelson solicita às autoridades de saúde que todos os trabalhadores de farmácia e drogarias entrem na lista dos profissionais de saúde a serem vacinados contra a Covid-19, como também os farmacêuticos que estão em hospitais e postos de saúde, na linha de frente dos bairros.

O vereador entende que o farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo da população, e antes de procurar uma ajuda em posto de saúde ou hospital, as pessoas procuram as farmácias, às vezes prestando atendimento na casa do paciente ou laboratórios de análises clínicas para fazerem teste para Covid-19. Ou seja, todos os farmacêuticos são profissionais da saúde essenciais e também precisam estar na lista prioritária de vacinação.

“Cuiabá conta com aproximadamente 1.200 profissionais farmacêuticos e 3.000 profissionais no geral, em todo o município, em todo o momento, sempre tem um estabelecimento de saúde com um farmacêutico e trabalhador atuante, pronto para atender a população e nós estamos defendendo que os profissionais privados do centro ou dos bairros, sejam vacinados. A farmácia é o ambiente de saúde mais perto da população, isso é incontestável que fazem muito pelas pessoas, isso até com contato direto em casa", destaca Joelson

Na segurança pública Joelson coloca a importância da vacinação de soldados no enfrentamento pandemia, os policiais e bombeiros militares, além das condições muitas vezes precárias de trabalho, salienta que estão, desde o início da crise sanitária, cumprindo com seu dever da mesma forma, motivo pelo qual a sua inclusão entre os grupos prioritários da vacinação seria, antes de tudo, uma questão de reconhecimento de seu papel.

A imunização prioritária destes profissionais no município de Cuiabá representa um controle da possível disseminação (inconsciente) de grande escala, pois o número diário de pessoas que esses profissionais atendem é gigantesca.

Salientamos, ainda, que esses bravos homens e mulheres labutam seus turnos de serviço sem fazer qualquer distinção do cidadão, comparecendo em todas as ocorrências quando solicitados. Tendo que nas maiorias das vezes fazer a condução de pessoas envolvidas em litígios, para delegacias, hospitais, Upas, Conselhos Tutelares e outros.

“É necessário vacinar esses trabalhadores, assim teremos mais guerreiros imunizados para atender nossa população, perdemos colegas de farda para essa terrível doença e muitos já se contaminaram. Temos a consciência que as decisões dependem do Executivo, mas não nos furtaremos de fazer nosso papel enquanto liderança que é de encaminhar os pleitos da categoria. Nosso gabinete está de portas abertas a todos que desejam apresentar sugestões e ideias que possam contribuir com nosso mandato onde buscaremos soluções”, conclui.

Da assessoria do Vereador Sargento Joelson

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues