28/01/2021
Diego Guimarães solicita lista de vacinados em Cuiabá
Da assessoria

Com base na lei de acesso à informação, o vereador Diego Guimarães (Cidadania) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a lista de profissionais da saúde que já foram vacinados em Cuiabá. Na última semana o parlamentar recebeu várias denúncias de pessoas que não estão na linha de frente do combate ao coronavírus e receberam a primeira dose da vacina de imunização.

“Farei um pente fino para identificar possíveis furadores da fila de prioridade para vacinação. Não param de chegar denúncias de pessoas que não estão na linha de frente e estão sendo imunizadas. Isso é inadmissível”, disse o parlamentar.

Diego solicitou o Plano Municipal de Operacionalização de Vacinação contra a covid-19, contendo primordialmente a lista das pessoas que já foram vacinadas até o presente momento, especificando os critérios para a definição da ordem de prioridades.

O vereador ainda salienta que será garantido o sigilo das informações das pessoas que estão na lista. “A função fiscalizadora está entre as atribuições do vereador. Além de ser dever do edil fiscalizar o uso do dinheiro público, é direito de todos receberem informações de órgãos públicos”, diz trecho do ofício encaminhado à secretaria.

Após receber denúncias, Diego esteve no Centro de Eventos do Pantanal, onde está acontecendo a vacinação para verificar as listas de profissionais da saúde que devem ser vacinados. De acordo com ele, não é possível saber com as informações encaminhadas pelos hospitais se todos que estão na lista se encaixam no primeiro grupo a ser imunizado.

Diego sugeriu a criação de um termo de compromisso para que seja assinado por cada pessoa vacinada, no qual ele deve informar se é um profissional envolvido no enfrentamento da covid-19.

O promotor de Justiça, Alexandre Guedes, disse em entrevista à Rádio Capital que falta transparência em relação à vacinação contra a covid-19 na capital. De acordo com ele, a ausência de controle social é a maior fragilidade de não tornar pública a lista dos profissionais da saúde que estão sendo vacinados em Cuiabá.

“Desde a semana passada, o Ministério Público recebeu denúncias de fura filas de pessoas que estariam vacinando antes do permitido. Nós cobramos do município de Cuiabá a publicidade dessa lista das pessoas que estão sendo vacinadas contra a covid-19. Fragilidade maior é a falta de transparência da Prefeitura, que seria uma lista fácil de ser encaminhada”, aponta o promotor.

Assessoria de Comunicação / Gabinete Diego Guimarães