03/09/2009
Lideranças comunitárias pedem explicações sobre Gumitá
Fablicio Rodrigues
“Não queremos jogar pedras, mais sim que reconheçam as nossas necessidades”, foi desta forma que o presidente da Associação de moradores do bairro Novo Horizonte, Admar Valentim, chamou a atenção dos vereadores ao fazer uso da tribuna livre na sessão desta quinta (03), principalmente os da base aliada do prefeito Wilson Santos (PSDB), para os problemas que os moradores da região estão enfrentando devido o Projeto Gumitá.

Segundo o presidente a única coisa que as famílias envolvidas no projeto pedem são explicações sobre a forma como serão feitas as indenizações. Ele afirmou que foram realizadas duas audiências públicas, onde em uma delas foi feito um decreto para que se montasse uma comissão formada por agentes da prefeitura e moradores, para acompanharem em loco o andamento do projeto e até hoje os moradores não foram convidados para nenhuma visita.

Valentim destacou ainda que os moradores estejam enfrentando problemas quanto à questão das indenizações, que para eles não estão sendo feitas de forma correta. “Cada imóvel é um caso, por isso deve ser analisado separadamente”, disse. O líder comunitário lembrou também que os moradores estão impedidos de fazer qualquer tipo de reforma na residência até a execução do projeto, que pode levar até seis anos.

Projeto Gumitá

O projeto Gumitá é realizado pela prefeitura de Cuiabá e visa a revitalização do Córrego Gumitá, onde aproximadamente 500 famílias de sete bairros da capital serão remanejadas.

Julia Munhoz