07/12/2020
Dr. Xavier fiscaliza obras de reforma geral no Centro Comunitário do José Pinto
Câmara Municipal de Cuiabá

Sede da entidade estava abandonada há anos, o que culminou na interrupção de atividades sociais e esportivas que eram realizadas diuturnamente nas suas instalações

O vereador Dr. Xavier esteve hoje (3) fiscalizando as obras de reforma geral da sede comunitária do bairro José Pinto, onde reside. Trata-se de reivindicação antiga dos moradores, projeto pelo qual o parlamentar mobilizou diligências sequenciais nos últimos anos. "Trata-se de sonho geral de quantos residem no José Pinto e bairros adjacentes: ter novamente este Centro Comunitário em condições satisfatórias. Infelizmente, suas instalações e o mobiliário se deterioraram por completo, em função do longo abandono. Desde nossa posse na Câmara, oficializamos compromisso junto à comunidade para revitalizá-lo 100%, o que acontece agora. Dentro de mais alguns meses, é a estimativa, o Centro Comunitário volta a ser operacionalizado", observou.

A reforma em questão só foi possível graças à emenda parlamentar de autoria do vereador Dr. Xavier, da ordem de R$ 300 mil reais. "É o valor inicial autorizado, mas pode sofrer alterações {para mais} caso o projeto de restauração da sede do Centro Comunitário assim necessite. O trabalho vem sendo executado pela Construtora Duarte, responsável pela recente reforma do Fórum de Cuiabá. Por aí já temos ideia da transparência e idoneidade da empresa contratada para executar os serviços, vencedora do certame licitatório".

O vereador salientou que também a quadra de esportes do Centro Comunitário será revitalizada em breve. "Quando presidente do bairro José Pinto, construímos essa quadra. O Centro Comunitário vai voltar a sediar os eventos costumeiros de anos atrás, a exemplo de torneios, cursos, confraternizações, etc. Foi referencial de encontros festivos e de cursos nos quais participaram os moradores de toda essa região, não apenas do José Pinto. É uma satisfação enorme poder constatar que nossa luta não foi em vão..."

Segundo Dr. Xavier, nenhum material antigo será reaproveitado nos serviços de reforma do Centro Comunitário do bairro José Pinto. "Toda a estrutura do telhado é nova em folha. O mesmo acontece em relação às peças do setor sanitário e da cozinha. Também as portas, janelas e outros dispositivos são novos. Pode-se ter uma ideia disso olhando o monte de entulhos do que foi o antigo material operacional do Centro Comunitário: vai tudo para o lixo até esta sexta-feira, quando a primeira fase da reforma (de retirada de material imprestável) termina".

Para o diretor Maradona {Construtora Duarte}, que pessoalmente acompanha o desenrolar das atividades, o Centro Comunitário do José Pinto ressurgirá zerado para que a população desfrute do seu espaço com todo o conforto. "Será uma nova sede moderna, compatível aos padrões técnicos de qualidade. Parabenizo aqui o empenho do vereador Dr. Xavier, inegavelmente o responsável direto pela consolidação desse projeto de reforma: foi ele quem se empenhou e mobilizou recursos públicos para a obra".

Maradona disse ainda que a parte do telhado do Centro Comunitário foi priorizada em face do previsível período chuvoso. "Com o telhado pronto, podemos trabalhar a parte inferior das instalações, sem problema. O mais importante é que as obras se encontram aceleradas, em ritmo sequencial. É possível que sejam finalizadas em março próximo. A expectativa dos comunitários é grande: todos os dias recebemos visitas perguntando sobre o andamento do projeto, e qual é a data prevista de conclusão da reforma".

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NA CIDADE ALTA

O vereador Dr. Xavier também agilizou a regularização fundiária de lotes da Cidade Alta, finalizando a coleta de documentos que vão compor o processo final, já entregue à Secretaria de Habitação do município. "Foram muitas reuniões com os técnicos do órgão e comunitários, mas a regularização está prestes a ser oficializada. É mais uma vitória consagrada ao nosso trabalho parlamentar, pois garante o direito de propriedade a quem tinha apenas um título provisório de ocupação dos terrenos. Ou nem isso dispunha. Doravante, terão o título definitivo de propriedade".

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!