28/08/2009
Influenza A(H1N1) é tema de palestra na Câmara
Luiz Alves
Os servidores da Câmara Municipal de Cuiabá puderam esclarecer dúvidas sobre a nova gripe A Influenza A (H1N1) e obtiveram informações sobre sintomas, tratamento, e medidas de prevenção.A iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas, através do Núcleo Assistencial e Ambulatorial integra uma série de ações com objetivo de promover melhoria na qualidade de vida do trabalhador e da população.

A palestra proferida na sexta-feira (26-08) no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá pelo médico Rodney Mady tem por objetivo informar as pessoas e principalmente tirar as dúvidas sobre a doença.

A Influenza A (H1n1) é uma doença respiratória aguda causada por um novo vírus da gripe. Asssim como a gripe comum, a Influenza A (H1n1) é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infestadas.

Rodney disse que os sintomas são muito parecidos com a gripe comum: febre alta, cansaço, dores musculares tosse, fadiga, surgiram pessoas com vômitos e diarréias.”Se a pessoa estiver com febre acima de 38C, tosse e apresentar dificuldade respiratória deve procurar o médico ou a unidade de saúde mais próxima”, explicou.

O tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e será oferecido, após avaliação médica, às pessoas que apresentarem quadros graves da doença. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária alerta : ninguém deve tomar medicamento sem indicação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência ao vírus.

O governo brasileiro está adotando medidas necessárias para reduzir a ocorrência de casos graves e mortes pela doença. “ O que podemos fazer para prevenir da gripe é adotar medidas simples como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal,não usar medicamentos sem orientação médica.

O servidor Hermínio Amorim ficou satisfeito com a palestra pois obteve resposta para muitos questionamentos .”Eu necessitava de informações , principalmente para orientar minha famílias sobre medidas preventivas simples como pro exemplo lavaras mãos pelo menos 10 vezes ao dia”,disse.

Mariselma F. de Campos que também participou da palestra disse que as informações são necessárias não só para os servidores, mas para toda a sociedade. “Observo que o medo é proveniente da falta de esclarecimento por isso achei interessante a iniciativa da Câmara Municipal de Cuiabá”, afirmou.

Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues