24/04/2007
Vuolo solicita informações sobre a exploração da Salgadeira
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou requerimento do vereador Francisco Vuolo (PR) que solicita da Prefeitura informações sobre a exploração comercial do Complexo Turístico da Salgadeira. Segundo ele, a Associação de Defesa do Rio Coxipó (ADERCO) está cobrando indevidamente, com autorização do Executivo, taxa de estacionamento e acesso dos turistas ao complexo.

Vuolo informou que, para a que haja uma concessão de exploração de qualquer área pública, é necessário que seja feito um processo licitatório. “Estamos requerendo cópia da suposta licitação que teria dado à ADERCO o direito de cobrar pelo acesso, além da regulamentação da entidade. Tenho a informação de que a Prefeitura permitiu a exploração do local por meio de decreto, prática absolutamente ilegal”, afirmou.

O requerimento também solicita, em caráter de urgência, o envio do relatório de prestação de contas referente à cobrança de estacionamento e demais taxas de acesso, bem como os extratos de movimentação bancária dos recursos arrecadados. “Queremos saber onde está sendo empregado esse dinheiro, por isso pedimos o relatório que rege as obrigações e deveres do concessionário para a manutenção e investimentos na Salgadeira”, ponderou.

De acordo com o Vuolo, há denúncias e reclamações sobre a má conservação da área e a falta de qualquer tipo de investimento em melhorias. “A qualidade do ponto turístico é medido através do grau de satisfação dos visitantes. Comerciantes locais estão dizendo que o movimento está diminuindo freqüentemente, o que nos leva a crer que existam problemas que devem ser corrigidos”, pontuou.

O requerimento foi aprovado pelos vereadores, que ressaltaram a importância de manter a fiscalização sobre um dos principais pontos turísticos de Cuiabá. “O problema não é a cobrança, mas para onde está indo o dinheiro arrecadado. O contribuinte quando paga algo, ele quer ver retorno”, completou o vereador Permínio Pinto (PSDB).

Com a aprovação, o prefeito Wilson Santos tem 15 dias, estipulado pelo prazo regimental, para enviar a documentação requerida. “Com essas informações, vamos tomar as providências para regulamentar e melhor atender o turista no Complexo da Salgadeira”, finalizou Vuolo.

Assessoria/Gabinete

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo