16/04/2020
Alergia Alimentar será tema de Audiência Pública requerida por Misael Galvão
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou mais uma sessão plenária remota na manhã desta quinta-feira (16), através de sua plataforma digital. Na oportunidade, o vereador Misael Galvão (PTB) apresentou um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para Debater a Questão da Conscientização e Capacitação sobre Alergia Alimentar.

Segundo Misael, o requerimento foi apresentado em atendimento a uma solicitação dos representantes do Grupo Celíaco MT, como um desafio em promover a conscientização e o entendimento sobre a dimensão do problema que envolve a alergia alimentar em nossa sociedade. “Hoje, em razão do isolamento social, muitos pais estão com seus filhos em casa enfrentando esse problema. Como representantes da sociedade, temos que tratar desse assunto, mesmo que seja com um número reduzido de pessoas e através de uma sessão online com participação do segmento organizado. Eu penso nas pessoas, nas vidas, e o que a Câmara puder dar de contribuição, nós faremos”, declarou o parlamentar.

Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo uma pequena quantidade do alimento que causa alergia em algumas pessoas pode desencadear sinais e sintomas, que costumam variar de gravidade.

Já a doença celíaca é uma condição autoimune causada pela intolerância ao glúten - proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Os principais sintomas da condição são dor abdominal, diarréia e flatulência (gases).

O Grupo Celíacos MT é idealizador do Projeto de Conscientização e Capacitação sobre Alergia Alimentar – Livre Alimentar, que servirá referência nas tratativas junto a outros grupos envolvidos, principalmente na discussão das políticas públicas voltadas ao tema.

A data será definida pelo Cerimonial do legislativo cuiabano, tão logo as atividades retornem a normalidade na Casa de Leis.

O vereador Misael Galvão também apresentou várias indicações parlamentares voltadas aos bairros da Capital, tais como: limpezas de calçadas, operação tapa buracos, limpeza de boca de lobos, dentre outros serviços.

Jean Estevan l Secretaria de Comunicação