24/04/2007
“Projeto Abraça” é apresentado aos vereadores na Câmara
Secom Câmara/CBA
Dr. José Carlos Amaral - Diretor superintendente do HUJM
Com a maior parte da demanda do atendimento voltada à população de Cuiabá, o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) passa por reforma na infra-estrutura e enfrenta dificuldades financeiras, segundo o diretor superintendente, o médico José Carlos Amaral, que esteve na Câmara Municipal, nesta terça-feira (24) falando aos parlamentares sobre o “Projeto Abraça o Hospital Julio Muller”, visando adquirir parcerias que possam auxiliar na conclusão das obras na instituição que é referência no Estado.

O HUJM recebe recursos apenas do MEC e Ministério da Saúde para pagamento de pessoal e custeio. Sem verba, o médico destaca que foi necessário criar o projeto para substituir equipamentos sucateados do hospital e reformar as enfermarias.

O “Abraça Hospital Julio Muller” foi idealizado em 2006 e duas enfermarias já foram reformadas com a ajuda de parceiros da iniciativa privada. No entanto, 18 delas ainda estão em condições inadequadas ao atendimento da demanda. A meta, conforme o médico é de, principalmente, ampliar a área física e substituir os equipamentos que estão em precárias condições de uso.

“A climatização de setores é essencial no sentido de humanizar o atendimento das pessoas doentes que chegam ao hospital”, explicou o médico. José Carlos apresentou aos parlamentares, a atual condição da instituição e falou da importância da parceria com o município, maior beneficiado quanto ao atendimento.

Os vereadores, sensibilizados com a situação do HUJM, demonstraram disponibilidade em interceder junto ao Executivo municipal, a viabilidade de recursos para a instituição. O médico ainda reclamou do montante disponibilizado pelo Estado (R$ 530 milhões) em 2006, para a Saúde e frisou que, desse valor, muito pouco foi revertido ao HUJM que é referência para todo tipo de tratamento a pacientes do Estado, pelo SUS.

A partir de emendas parlamentares, tanto do município, quanto do Estado e bancada federal, o médico destacou que espera que a instituição possa ser lembrada em termos de recursos para manutenção, de forma geral.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues