20/02/2020
Parlamento Cuiabano abre diálogo em apoio aos técnicos da educação
Câmara Municipal de Cuiabá
Para reivindicar a elevação de nível dos técnicos da educação da rede municipal de ensino de Cuiabá, o vereador Abílio Júnior (PSC) invocou o art. 125 do Regimento Interno da Câmara de Cuiabá, a fim de que o representante dos técnicos, Altiere Dales pudesse fazer uso da palavra na Tribuna Livre da Sessão Ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (20).

O presidente Misael Galvão (PSB), que já havia conversado com a categoria, cujos membros protestavam desde as primeiras horas do dia em frente à Casa de Leis, atendeu ao pedido do vereador.

Altiere explicou que os técnicos da rede educacional é a única categoria que não tem reconhecido o direito de elevação nível, mediante apresentação de diploma de graduação. Ele afirmou que em todas as demais secretarias esse direito é prontamente reconhecido. “Temos colegas que já vão aposentar e apesar de terem cursado nível superior não foram contemplados com elevação de nível”, protestou.

O técnico disse também que a proposta apresentada pela prefeitura não é factível. O Executivo entende que para atender os servidores da educação, é necessário fazer um curso específico. “Já procuramos em todos os estados e esse curso simplesmente não existe”, disparou Altiere, solicitando apoio dos vereadores para que na votação da Lei Orçamentária Anual esse direito seja contemplado.

O líder do prefeito, vereador Luís Cláudio (Progressistas) garantiu que a Comissão de Educação, que ele próprio preside, vai receber os servidores para que sejam debatidos os pontos necessários para atender à reivindicação.

O presidente Misael Galvão empenhou apoio à luta dos técnicos e garantiu que o diálogo está aberto entre a Câmara e a categoria. “A lei orçamentária chega nesta Casa logo depois do carnaval, assim que tramitar pelas comissões, vamos incluir na pauta para apreciação do Plenário”, Misael salientou que “o Parlamento dá apoio aos interesses dos prestadores de serviços de Cuiabá”.

Outro que empenhou apoio à luta dos técnicos foi o vereador Abílio que afirmou ser mais um apoiador da categoria, oportunidade em que citou o vereador Dilemário Alencar (PROS) como uma das figuras que mais tem se esforçado para que os servidores tenham sucesso na reivindicação.

Dilemário, por sua vez, destacou que reconhecer esse direito aos técnicos da educação “é uma questão de justiça”, para ele “a elevação é direito de todos que já possuem graduação”, porque lutaram para alcançar essa melhoria na carreira e em conseqüência desenvolver melhor o trabalho.

Etevaldo de Almeida - Câmara Municipal de Cuiabá