12/02/2020
Após 48 anos plenário da Câmara de Cuiabá passa por modernização
Câmara Municipal de Cuiabá
Na Sessão Ordinária realizada desta terça-feira (11), os vereadores de Cuiabá tiveram a primeira experiência de trabalhar no Plenário reformulado após 48 anos.

Além da bancada nova os parlamentar terão a sua disposição um notebook cedido pela Casa para desenvolver seus trabalhos durante as sessões, e seguindo o planejamento estratégico do projeto papel Zero, conforme explica o Secretário de Patrimônio e Manutenção, Marcelo Oliveira.

Com isso a comunicação entre o parlamentar e sua assessoria estará mais rápida e eficiente, inclusive economizando papel. Antes da reforma a assessoria era obrigada a percorrer os corredores da Casa para atender o vereador com documentos, demando um tempo precioso. Agora tudo é resolvido on-line, a distância entre gabinete e plenário foi extinta.

O sistema de som também passou por mudanças importantes. Foi instalada uma mesa de 32 canais. O operador Anderson dos Santos explica que “ela é programável, a voz dos vereadores fica armazenada em arquivos separados, isso facilita a operação, pois dispensa ajustes constantes”.

A reestruturação do espaço atingiu também a decoração, a pintura foi modificada, ganhando novas cores para tornar o ambiente mais agradável, novos painéis fotográficos também foram instalados, mostrando detalhes da cidade.

As poltronas e bancadas foram substituídas, a nova mobília foi elaborada buscando proporcionar maior conforto aos ocupantes. Além disso, a disposição dos móveis pelo Plenário foi pensado para oferecer maior espaço a fim de melhorar a circulação por entre as bancadas, objetivando tornar o trabalho de assistentes e da imprensa mais fácil.

As pessoas com dificuldade de locomoção receberam especial atenção. Foi instalada uma rampa com corrimão para dar acesso ao tablado onde fica a Mesa Diretora que dirige as sessões e também a tribuna de fala de parlamentares e convidados.

A sala de imprensa, popularmente aquário, também recebeu melhorias, com novas cadeiras, pintura e mais iluminação. O mesmo ocorreu nas galerias que ficam de ambos os lados do plenário, que tiveram os pisos refeitos, recebendo ainda nova pintura e cadeiras mais confortáveis.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá