10/02/2020
Vereador Dr. Xavier aciona Secretaria de Obras para resolver alagamentos no Coophamil
Assessoria de Imprensa
Moradores têm enfrentado uma série de transtornos, por conta dos alagamentos provocados em decorrência de falhas no sistema de saneamento básico do bairro. O refluxo de esgoto é um dos mais comuns a cada precipitação pluviométrica na capital

Por meio de reivindicação do vereador Dr. Xavier, técnicos e operadores de máquinas da Secretaria Municipal de Obras estão trabalhando desde hoje (10) cedo nas ruas da parte baixa do Coophamil, situadas à retaguarda do Sesc, divisória com o Jardim Beira Rio. Os serviços envolvem – além de pessoal especializado em galerias pluviais – caminhões, tratores e outros equipamentos pesados. O objetivo é resolver a questão de alagamentos constantes que a comunidade tem sofrido nos últimos dias.  As ruas Major Benedito Filho e Leonel Hugueney, citou o vereador, normalmente são as mais afetadas.

Segundo observações do parlamentar, trata-se de um problema persistente, de décadas. “Não é de agora que acontece, pelo contrário: por causa desses alagamentos, o bairro já perdeu quantidade respeitável de moradores, somando-se à desvalorização progressiva dos imóveis. Ninguém quer adquirir casa que pode ficar debaixo d’água ou tomada por esgoto. Principalmente nessa área aqui {apontando para as ruas adjacentes}.  É preciso pôr fim nisso, e é justamente o que estamos fazendo agora: a Secretaria Municipal de Obras garantiu que vai resolver esse dilema em questão de dias. É o que todos esperamos”.

Os moradores informaram ao vereador Dr. Xavier que os alagamentos começaram a se intensificar a partir do momento em que a Águas Cuiabá, empresa contratada pelo município para realizar os serviços de saneamento básico, lacrou as galerias pluviais existentes ao longo das vias. “Essas galerias já estavam detonadas, é verdade, mas, de certo modo, auxiliavam no escoamento da enxurrada. Agora que foram tampadas, quando da ocorrência de chuvas a água não tem para onde ir. Consequentemente, o refluxo é automático e prejudica todos que residem por aqui”.

A coordenadora pedagógica aposentada, Maria Célia, frisou que a luta dos moradores do Coophamil é antiga. “Não é de agora, vem de muito tempo.  Já procuramos a Prefeitura e as empresas que têm respondido pelo setor de saneamento básico, mas nada foi resolvido. O problema piorou mais ainda depois que a Águas Cuiabá resolveu mexer nessa elevatória de esgoto. Aliás, não sabemos sequer como esta elevat&oacut eria fu nciona, ou se funciona: o certo é  que o esgoto inunda as casas com minutos de chuva. Assim, formamos um grupo comunitário com vistas a somar forças e conseguir auxílio efetivo, não medidas paliativas. Queremos solução, não enganação”, desabafou a educadora.

Sobre o impasse, a Secretaria de Obras afirmou que já entrou em contato com a Águas Cuiabá para saber por qual motivo a empresa tampou as galerias pluviais (que captam água de chuva) das ruas no entorno da Estação Elevatória, unidade aparentemente inoperante. “Queremos saber também da Águas Cuiabá qual é o trajeto preciso da tubulação instalada, se passa dentro ou fora da Estação Elevatória. O caso pode ser resolvido a contento nos próximos dias”, preconizou o técnico Franklin.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier