Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
31/01/2020
Câmara aprova por unanimidade emendas impositivas de Justino Malheiros
Câmara Municipal de Cuiabá
Os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá aprovaram por unanimidade, na última sessão plenária de 2019 que tratava da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, sete emendas parlamentares impositivas do vereador Justino Malheiros (PV). Cada parlamentar tem o direito de indicar emendas individuais ou coletivas de até 600 mil reais, valor esse que pode ser distribuído entre várias necessidades da população, tendo a obrigatoriedade de se destinar 50% dessa quantia exclusivamente para a saúde.

Pensando nas entidades filantrópicas, Malheiros destinou 50 mil reais para a Casa Transitória ‘Irmã Dulce’, no bairro Jardim Califórnia, que é uma importante entidade de ajuda às pessoas carentes convalescentes de câncer, sem condições de se manter no Município de Cuiabá e que utilizam os diversos hospitais filantrópicos da Capital para tratamento. A entidade se mantém integralmente de doações, encontrando dificuldades para manter um bom atendimento as pessoas assistidas por falta de recursos financeiros.

Nessa mesma toada para ajudar no custeio das despesas com a manutenção dessas instituições, a Casa de Apoio ‘Esperança’, que fica localizada no bairro Alvorada, recebeu uma emenda impositiva no valor de 100 mil reais. 

“Essa Casa é uma entidade que foi fundada em 1º de Março de 2006 e tem como finalidade abrigar pacientes e seus acompanhantes que vem de todo o interior do Estado do Mato Grosso em busca de tratamento de diversas patologias, inclusive o câncer, sobrevivendo precariamente de doações. É uma entidade de utilidade pública ao município de Cuiabá. Hoje a Casa de Apoio ‘Esperança’ atende em torno de sessenta pessoas, entre homens e mulheres, pacientes e acompanhantes em tratamento nos hospitais e clínicas conveniadas ao SUS”, explicou Justino Malheiros.

O Centro Comunitário do bairro São Matheus, que é uma unidade de apoio a comunidade, também recebeu a atenção do vereador do Partido Verde. O local necessita de melhorias visto que atende uma grande parcela dos munícipes da Capital que residem naquela região. Os moradores reivindicavam melhorias para o proveito do espaço por ações realizadas pela comunidade, beneficiando a qualidade de vida e convivência dos mesmos. Para o custeio das despesas de reforma e melhorias no Centro Comunitário, a emenda aprovada foi de 100 mil reais. 

Para a EMEB Prof. Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Isabel, foram destinados o valor de 50 mil reais para a construção de vestiários masculino e feminino. “A escola Ranulpho é uma referência para o bairro Santa Isabel e para outros bairros do entorno, e mesmo assim a sua quadra de esportes não possui banheiros ou vestiários para o atendimento adequado dos alunos e da comunidade que participa dos eventos locais. Ouvindo as pessoas da localidade para atender as suas demandas, decidimos destinar essa quantia para a construção desses vestiários”, disse o vereador. 

Visando melhorar e humanizar o atendimento dos pacientes da Policlínica do Planalto, após identificar as necessidades de equipar e climatizar a recepção e o ambulatório da unidade de saúde, o parlamentar cuiabano destinou uma emenda impositiva no valor de 100 mil reais para a aquisição de aparelhos de ar condicionado, longarinas, quatro computadores e impressora. Iniciativa essa muito comemorada pelos moradores da região.

Foram destinadas também mais duas emendas parlamentares impositivas, no valor de 100 mil reais cada, para a construção do muro no entorno da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Parque Ohara e reforma do telhado e manutenção da fossa e caixa de gordura da cozinha para o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas (CAPS AD), respectivamente. 

“Com a finalização da construção da UBS Parque Ohara e posterior equipagem das salas, faz-se necessário construir um muro em seu entorno para aumentar a segurança e evitar roubos de equipamentos e materiais permanentes. Estamos atendendo ao pedido tanto dos moradores como também dos profissionais que trabalham naquela unidade. Em relação ao CAPS AD Infanto-Juvenil, do bairro Jardim Europa, a reclamação era referente a problemas com goteiras e problemas estruturais em sua fossa. Não poderíamos nos furtar em destinar essa emenda para esse Centro de Atenção, que é um importante centro de assistência psicossocial das crianças e jovens do nosso município”, finalizou o autor das emendas, Justino Malheiros. 

Abraão Ribeiro | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.