07/07/2009
Legislativo faz doação de R$ 500 mil ao Pronto Socorro
Luiz Alves
Sensibilizada com a precariedade do atendimento do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), a Câmara de Cuiabá resolveu doar R$ 500 mil à unidade de saúde. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, vereador Deucimar Silva (PP), durante a sessão plenária desta terça (7). O montante, segundo ele, deve ser repassado à prefeitura até o final deste ano. Deucimar fez questão de esclarecer que a ação será feita em nome dos 19 vereadores, por meio da Sala do Vereador, e não da presidência. "Nós vereadores temos a obrigação de dar um bom exemplo", disse.

O dinheiro será destinado para a aquisição de macas, camas e colchões, entre outros equipamentos necessários para a melhoria do funcionamento do pronto socorro, visando o melhor atendimento aos pacientes. A Câmara se envolveu diretamente na área da saúde do município após a implantação do projeto Sala do Vereador, idealizada pela Comissão de Saúde da Casa, presidida pelo vereador Toninho de Souza (PDT). A partir dessa aproximação do problema, considerado um dos mais complexos da administração pública, os vereadores perceberam a gravidade do pronto socorro.

O principal agravante é a demanda oriunda do interior do Estado, já que a unidade possui estrutura para atender apenas Cuiabá. Porém, não nega socorro aos pacientes de outros municípios. O vereador Chico 2000 (PR), por exemplo, que ficou responsável pelo plantão da última sexta (3), avalia que mesmo com toda a falta de estrutura, a unidade busca realizar um bom trabalho. "Diante das dificuldades, digo com tranquilidade que o funcionamento segue com normalidade", analisou. Os relatórios de todos os plantões são entregues à Mesa Diretora da Casa.

Pollyana Araújo

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital