26/11/2019
Dr. Xavier exige maior celeridade na entrega de obras da Saúde em Cuiabá
Para o vereador cuiabano, é preciso intensificar esforços diuturnamente para que as obras de reforma sejam concluídas e beneficiem o quanto antes os usuários SUS da capital.

O vereador Dr. Xavier voltou a cobrar ontem (25) dos gestores da Saúde Municipal a conclusão urgente das obras de reforma em vários polos de Cuiabá, notadamente na Região Oeste, um dos polos mais carentes do município, acentuou. Ele aproveitou também para vistoriar o andamento dos serviços de acabamento da Upa do Verdão, empreendimento que depende agora unicamente de mobiliário e restante dos equipamentos para ser inaugurado, comemorou.

"É um projeto pelo qual batalhamos bastante para ser consolidado. Atualmente, a Upa do Verdão está quase pronta para iniciar suas atividades e abranger a demanda da Policlínica do Verdão, unidade situada ao lado, na Avenida Jornalista Agrícola Paes de Barros. O início das atividades clínicas dessa Upa trará, assim, maior comodidade e eficiência no atendimento prestado aos moradores da capital e de quantos ali aportem, procedentes da Baixada Cuiabana e de outros municípios do Estado. Ou até mesmo à parte do território mato-grossense, a exemplo do estado de Rondônia e da Bolívia, país vizinho".

Em relação ao Centro de Saúde do Novo Terceiro e PSF do Jardim Independência, observou Dr. Xavier, a desativação do atendimento geral (para reforma) aumentou em muito o número de pacientes/dia, apesar de os servidores terem sido remanejados para os Postos de Saúde da Cidade Alta e Cidade Verde. "O Centro de Saúde do Novo Terceiro e o PSF do Independência estão paralisados há longo tempo.

Dr. Xavier ouviu o adjunto da Secretaria de Saúde, médico Gustavo Palma, e o diretor de Obras da Secretaria Municipal de Saúde, Wellinton Simões, sendo informado que o Centro de Saúde do Novo Terceiro e o PSF do Independência apresentam obras quase finalizadas, constituindo-se em alvos de cobrança sistemática por parte da população.  "Se os comunitários cobram, é porque precisam. Ninguém vai a médico se não estiver doente, é fato. Portanto, é imperioso reinaugurar essas unidades para restabelecer o equilíbrio de atendimento nessa região, hoje realizado de forma quase sufocada, pois falta espaço físico e outras condições essenciais ao trabalho pretendido pelos esforçados servidores".

Para o engenheiro Wellinton Simões, diretor de Obras da SMS, a Upa do Verdão vai se constituir efetivamente num importante polo de atendimento da Região Oeste de Cuiabá. "A Upa já caminha para ser finalizada o mais rápido possível, como podem ver. Diariamente, acompanha passo a passo o desenrolar dos serviços. Além desta obra, importante para a população de MT e de fora, a gestão Emanuel Pinheiro detém outras frentes de trabalho na capital, a exemplo do PSF do Jardim Independência, Centro de Saúde do Novo Terceiro, CPA III, Santa Terezinha e Itapajé. Em síntese, estamos concluindo diversos empreendimentos na Saúde, seguindo determinação expressa do prefeito Emanuel: estruturar fisicamente esse segmento".

Silvinha Figueiredo, coordenadora da Policlínica do Verdão: "Fico feliz em saber que a Saúde avançou muito em Cuiabá"

Também ouvida a respeito dos futuros benefícios da Upa do Verdão, a coordenadora-geral da Policlínica do Verdão, Silvinha Figueiredo, disse estar feliz por assistir a construção de mais uma unidade de porte majestoso na área de Saúde da capital. "Esta Upa {do Verdão} virá atender grande parte da Região Oeste e de outros lugares de Cuiabá, Várzea Grande e demais municípios do Estado. Sua breve entrada em cena sequencia a inauguração do novo Hospital Municipal de Cuiabá, hoje referência de modernidade hospitalar em todo o Centro Oeste. No ato do início das atividades da moderníssima Upa, a Policlínica do Verdão será transformada num dos pólos do Centro de Assistência Psicossocial do município".

Segundo a psicóloga da Policlínica do Verdão, Síndia Laura do Prado, a operacionalização da Upa trará suporte expressivo de atendimento na Região Oeste. "A demanda verificada atualmente na policlínica é intensa, e deve dobrar mais ainda, a partir do início dos trabalhos da Upa do Verdão". Sobre o futuro Caps no prédio da Policlínica do Verdão, a psicóloga afirma que é uma das necessidades prementes da capital, principalmente na área infantil. "Precisamos urgentemente de um Caps nesse polo, pois o município carece de assistência psicológica e mental".

João Carlos de Queiroz - Assessoria Dr. Xavier

Fotos Relacionadas