06/11/2019
Sistema de matrículas e vagas das creches de Cuiabá é discutido em Audiência Pública
Câmara Municipal de Cuiabá

Melhoria do sistema online de matrículas nas creches e escolas infantis do município foi tema mais debatido na audiência presidida pelo vereador Luís Claudio

Com o objetivo de discutir com órgãos responsáveis e a comunidade as questões que envolvem as matrículas nas Unidades Educacionais de Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da capital, foi requerida e presidida pelo vereador Luís Claudio uma audiência pública, realizada nesta segunda-feira (04), no Plenário da Câmara de Vereadores da Cuiabá.

Em sua justificativa para requerer a audiência o parlamentar afirmou que, como presidente da comissão de educação da Câmara de Vereadores, recebeu várias demandas e reclamações de pais que não conseguiram colocar seus filhos nas creches e escolas infantisdo município por intermédio da matrícula online, meio que teria favorecido os pais com mais condições de acesso à internet.

“Por esse motivo nos convocamos os representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Educação e também das associações de bairros para debater e explicar o vem acontecendo,como estão sendo cumpridosos critérios adotados no decreto publicado pela Prefeitura para seleção dos inscrito e quais providências foram adotadas para atender os que não conseguiram fazer a inscrição no prazo previsto. Mas não podemos esquecer a atuação da gestão Emanuel Pinheiroque aumentou significativamente o número de vagas nas creches municipais e conseguiu acabar, por intermédio do sistema online de matrículas, com os acampamentos e o sofrimento dos pais que acampavam na frente das creches para conseguir uma vaga”, esclareceu Luís Claudio.

Representando várias associações de bairros e clubes de mães de Cuiabá, a senhora Rose Araújo, mãe do Deputado Estadual Paulo Araújo, afirmou que muitas crianças residentes em bairros de Cuiabá não conseguem vagas nas creches do bairro onde moram.

“Nossa solicitação é para que a criança que está dentro do bairro, possa ter garantida sua vaga em uma creche mais próxima de sua residência.Muitas famílias moradoras de bairros em fase de regulamentação fundiária que ainda não possuem CEP, também não tem conseguido fazer a matrícula online, uma vez que o preenchimento do CEP é uma das exigências requeridas pelo sistema de inscrição via web. Mas fiquei feliz com a informação do representante da Secretaria Municipal de Educação,afirmando que haverá ampliação dos prédios e aumento no número de vagas em diversas creches dos bairrosonde ocorreram aumento da demanda”, afirmou Rose Araújo.

O chefe de Gabinete daSecretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Geraldo Grossi Júnior, disse em seu discurso que uma audiência pública é sempre uma oportunidade de ouvir as demandas e reclamaçõesparaaperfeiçoar o atendimento oferecido à população.

“Acredito que trouxemos para acomunidade,aqui representada, informações importantes sobre como ocorrerá o processo de inscrição nas creches e escolas infantis do município em 2020. Também estamos disponibilizando, desde o ano passado, para as pessoas que têm dificuldadesem fazer a inscrição via internet, o acesso via CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que possui postos em muitos pontos e bairros da capital. Nosso objetivo é avançar em um atendimento mais eficiente e humanizadopara as famílias e criançascuiabanas, quero deixar claro que estamos abertosa todas assugestões que possam melhorar o trabalho oferecido atualmente pela Secretaria Municipal de educação”, concluiu Geraldo Grossi.

Segundo o vereador Luís Claudio saíram vários encaminhamentos da audiência pública, com destaque para constituição de uma comissão formada por vários segmentos da sociedade civil organizada e dos poderes constituídos. O objetivo é aperfeiçoaro atual sistema de matrículas, com umacompanhar mais perto das famílias e pais com dificuldades para matricular seus filhos em tempo hábil no sistema online. Também foi propostaa disponibilização de equipes de apoio nos bairros mais necessitados da capital, com a formação de equipes móveis para realizar as matrículas, caso seja preciso.

“Foi sem dúvida uma discussão construtiva, aonde a comunidade foi ouvida nas suas necessidades e reclamações.Oque nós queremos é aperfeiçoar o atual sistema de matrículas para que não ocorra injustiças e a exclusão daquelas famílias que mais precisam de atendimento”, finalizou om parlamentar.

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luis Cláudio