29/06/2009
Vereadores cobram inclusão de ações da Copa de 2014 em LDO
A inclusão de ações visando a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010 foi cobrada pelos vereadores durante audiência pública realizada nesta segunda (29), a pedido do vereador Ivan Evangelista (PPS). A LDO deve ser aprovada pela Câmara Municipal até o próximo dia 5. "Cuiabá não pode ficar de fora desse processo da Copa. Ainda dá tempo de incluirmos a Copa na LDO", destacou Ivan. O vereador Lúdio Cabral (PT) sugeriu a criação de um fundo específico para o Mundial, a exemplo do fundo estadual já existente, porém, para gerir os recursos municipais.

O petista adiantou que na sessão desta terça (30) vai apresentar duas indicações nas quais solicitará ao prefeito Wilson Santos (PSDB) que elabore dois projetos e encaminhe à Câmara antes que a LDO seja votada. Um deles para a instituição do fundo e outro para o contemplar. O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do município, Chico Galindo, reconheceu a ausência de metas referentes à Copa, mas salientou que o projeto em prol dos jogos já está sendo elaborado. Sugeriu a promoção de uma audiência pública para tratar especificamente da Copa de 2014. "Estamos trabalhando muito pela Copa. Até julho de 2014 devem ser concluídas todas as obras". Citou, entre os "feitos", a implantação da secretaria Extraordinária de Apoio à Copa.

Além da Copa do Mundo, foram feitas outras cobranças, como, por exemplo, quanto à falta de transparência na arrecadação do IPTU e a aplicação desses recursos nos bairros. Foi sugerido que a prefeitura propague mais os benefícios que a sociedade receberá caso não deixe de pagar o IPTU e, assim, a população se sinta motivada a pagar o imposto. O secretário de Finanças da Capital, Guilherme Muller, disse que hoje a inadimplência do pagamento do IPTU é de mais de 50%. "Em Campo Grande, o indíce de inadimplência é de apenas 8%. Muitas vezes os serviços não são prestados porque a prefeitura não arrecada", justifica. Lúdio também destacou a ausência na LDO de indicadores de resultados e de metas consistentes para identificar as ações a serem realizadas são alguns dos pontos que comprometem a projeção para as políticas públicas do município em 2010.

Pollyana Araújo