10/10/2019
Diego Guimarães quer garantir criação de Núcleo para atender pessoas com Dislexia
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá

proposta foi feita durante sessão solene que homenageou pais e voluntários que lutam por educação de qualidade para crianças e jovens com dislexia

Em uma sessão solene marcada pela emoção, o vereador Diego Guimarães (Progressistas) entregou 32 moções de aplausos em comemoração à semana da dislexia. No âmbito municipal a Câmara de Vereadores já aprovou o projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação Mato-Grossense de Dislexia, de autoria do progressista.

Guimarães se comprometeu ainda a apresentar uma emenda ao orçamento do próximo ano para que seja remanejados recursos de áreas não essenciais para a criação de um núcleo que deve atender pessoas com dislexia, principalmente no diagnóstico. “Queremos implementar no âmbito municipal um plano com ações efetivas em prol do reconhecimento e diagnóstico da dislexia”, explica o parlamentar.

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita, sendo diagnosticada em cerca de 26 milhões de brasileiros. A estimativa é que 10% da população brasileira seja dislexia. Em Mato Grosso a associação começou com apenas quatro mães e hoje já tem mais de 100 famílias atendidas.

“É uma semana para celebrar e lembrar um pouco da necessidade que o dislexo tem de atenção por parte do poder público. Uma semana para comemorar os avanços, que só foram possíveis por que guerreiros e guerreiras estiveram a frentes dessa luta. A dislexia precisa de um tratamento especial”, ressalta o vereador.

Gabrielle Andrade, presidente da associação e mãe de uma adolescente que possui o transtorno de aprendizagem explica que a luta que começou a quatro anos atrás e se tornou uma tarefa e hoje é uma vitória.

“Foi uma caminhada muito difícil, com pouca visibilidade. Mas, Mato Grosso vive um grande momento porque a Assembleia Legislativa tem sido enormemente parceira e agora a Câmara também, em uma campanha tão importante que está mudando a vida de muitas crianças. Isso demonstra que não estamos sozinhos, a campanha nos transmite acolhimento”, disse a presidente.

Assessoria Vereador Diego Guimarães