04/10/2019
Audiência Pública apresenta relatório do segundo quadrimestre
Câmara Municipal de Cuiabá
Gestores da Secretaria Municipal de Saúde participaram da Audiência Pública, oportunizando debates sobre a aplicação de investimentos e outras providências que esse segmento necessita para melhor cumprir sua missão de assistir os munícipes

Juntamente com representantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá, além de titulares da Secretaria Municipal de Saúde, o vereador Dr. Xavier participou hoje (4) da Audiência Pública para apresentação do Relatório do Segundo Quadrimestre de 2019 desse segmento. Na oportunidade, o parlamentar fez detalhada exposição sobre os avanços conquistados e demandas persistentes que a Saúde/SUS ainda vivencia. Na sua análise, são problemas que impõem claro detrimento da qualidade do atendimento desejado pelos munícipes e os próprios gestores.

“O município de Cuiabá tem avançado muito no tocante aos serviços ofertados na área de Saúde Pública. Fato, aliás, evidenciado frequentemente nos registros clínicos atuais do SUS local, se comparado a outras épocas. O mais importante, a meu ver, se situa em torno da proposta de implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família: hoje, existe grande preocupação da sociedade em relação ao suicídio. E conforme sabemos, o transtorno mental é fato gradualmente agravante e capaz de culminar em consequências fatais. Há todo um terreno social propício ao eclodir dessa doença, disse Dr. Xavier.

O secretário Luiz Antônio Possas de Carvalho acentuou que a gestão da Saúde Pública é uma tarefa complexa, ainda que os gestores estejam imbuídos de determinada vontade de melhorar seu funcionamento. “Não é nada fácil administrar o setor de Saúde, pois os custos sempre se sobrepõem aos recursos disponíveis. No entanto, temos avançado até além do que preconiza o Ministério da Saúde, estruturando as nossas unidades clínicas, de forma geral. A maioria já oferece atendimento em especialidades complexas, e estamos inserindo maior oferta de atendimento nas áreas de cardiologia e oncologia. A proposta é esta mesmo: expandir os serviços, modernizando-os para melhor conforto da população”.

Também o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Dr. Ricardo Saad, discorreu a respeito das evoluções e retrocessos do segmento de Saúde no município cuiabano. Salientou que o Legislativo, como um todo, tem empreendido esforços para que o SUS se torne referência de atendimento à população. “No que toca ao Legislativo, temos cobrado sem cessar a implementação de melhorias nesse segmento”.

Segundo o adjunto da Secretaria de Saúde, médico Gustavo Palma, também presente na Audiência Pública, faz-se imperioso a tomada de outras providências que venham ao encontro das expectativas dos usuários da Saúde Pública em Cuiabá (SUS). “Pelas críticas construtivas, fica evidenciado pontos que precisam ser trabalhados”, disse Palma. Adiantou que a UPA do Verdão – projeto que se tornou realidade graças ao trabalho político vereador Dr. Xavier – se encontra em processo de finalização, só aguardando a chegada de equipamentos para proceder sua inauguração.

Palma ainda acrescentou que a Gestão Municipal irá atender outra reivindicação de Dr. Xavier, que é o aproveitamento das atuais instalações da Upa do Verdão para sediar um Centro de Assistência Psicossocial. “Já entabulamos um projeto para que a atual Policlínica do Verdão, a partir da operacionalização da UPA, seja transformada num CAP-III, a fim de promover atendimento igualmente exemplar na área de Saúde Mental. Pessoas acometidas com transtorno mental se tornou demanda crescente na capital”.

Na avaliação da coordenadora Especial de Saúde Mental de Cuiabá, Roseli Batista Costa, essa Audiência Pública estabeleceu discussão profícua em prol de melhorias que devem ser implementadas doravante no sistema. “Também possibilitou um esclarecimento dos investimentos da atual gestão na Saúde Pública de Cuiabá”.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier