19/06/2009
Câmara bate recorde de sessões itinerantes neste ano
Fablício Rodrigues
A Câmara de Cuiabá na gestão do presidente Deucimar Silva (PP) bateu o recorde de sessões itinerantes neste ano. Em apenas três meses já foram realizadas cinco sessões. O objetivo do Legislativo, através das itinerantes, é identificar de perto as necessidades da população e, com isso, tentar mudar essa realidade por meio de projetos e indicações. A última sessão realizada nesta quarta (17), que deu um "ponta-pé" na regularização fundiária do bairro Três Barras e região, superou a expectativa de público. Os organizadores estimavam receber cerca de 200 pessoas, mas conseguiram reunir mais de 500.

Até agora, a Câmara já deslocou sua estrutura para os bairros Planalto, Dom Aquino, Centro América e Distrito de Nossa Senhora da Guia. Hoje são realizadas duas sessões itinerantes mensais. Porém, o presidente Deucimar anunciou que no ano que vem deve aumentar para três. Além da regularização fundiária, outros temas de grande relevância social foram tratados nas itinerantes, como a violência na região do Dom Aquino, que contou com a presença do comandante da Polícia Militar, coronel Campos Filho. A PM garantiu a implantação de uma base comunitária no local.

Assim como no Três Barras, a sessão no Distrito da Guia contou a presença de várias pessoas. Entre as principais reivindicações, que já estão sendo encaminhadas ao Executivo, está o asfaltamento de uma estrada que dá acesso ao distrito, além da regularização de uma área de 3.600 hectares da região. A maioria das solicitações, porém, dos bairros de um modo geral, diz respeito à infraestrutura, como iluminação pública, uma das responsáveis pelo aumento da violência, construção de creches e escolas, bem como a implantação de áreas de lazer, evitando que crianças e adolescentes fiquem nas ruas durante o tempo que não estão na escola.

Pollyana Araújo