19/09/2019
Professor de Educação Física com 37 anos de serviços prestados recebe Moção de Aplausos
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Diego Guimarães (PP) entregou Moção de Aplausos ao professor de Educação Física da rede municipal de ensino Antônio Duarte Figueiredo (Prof. Toninho) na Sessão Ordinária desta quinta-feira (19).

Na oportunidade, o educador  fez uso da Tribuna Livre e falou sobre a importância da Educação Física e do Desporto para proporcionar o desenvolvimento integral do cidadão.

A honraria homenageou os 37 anos de serviço prestado pelo Prof. Toninho ao município e aproveitou para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, fixada em 01 de setembro pela Lei Federal nº 9696/98, que regulamentou a profissão e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

O Conselho Federal reconhece como Profissional de Educação Física o Professor de Educação Física, o Técnico Desportivo, o Treinador Esportivo, o Preparador Físico, o Personal Trainner, o Técnico de Esportes, o Treinador de Esportes, o Preparador Físico-corporal, o Professor de Educação Corporal, o Orientador de Exercícios Corporais, o Monitor de Atividades Corporais o Motricista e o Cinesiólogo.

Toda essa gama de atividades está relacionada à promoção da saúde e do aumento da qualidade de vida das pessoas, por isso é imprescindível que um profissional formado e registrado nos conselhos faça o acompanhamento das atividades físicas, seja em escolas ou academias.

Após a entrega, o vereador destacou que a prática esportiva prepara o cidadão de bem, “pois dificilmente a criança esportista vai delinqüir . No esporte aprendemos disciplina, cidadania, patriotismo, já que normalmente se representa uma agremiação, uma escola. Portanto sabe a importância de vestir uma camisa e lutar por um objetivo. Isso graças a profissionais como você, Toninho, que neste momento representa todos os profissionais da Educação Física, quer trabalhem na área pública ou na esfera privada”.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá