19/08/2019
Cerca de 70 ciclistas participaram do primeiro Pedal Solidário do Legislativo
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou neste domingo, dia 18, o primeiro Pedal Solidário do Legislativo. A ação social contou com a participação de vereadores, servidores e a população no geral. Todo alimento e caixas de leite arrecadados serão doados para entidade beneficente Casa Caminho Redentor.

No total, cerca de 70 participantes percorreram aproximadamente 9 km de bicicleta, saindo do Parlamento Municipal, passando pelo bairro do Porto, Avenida Beira Rio, Praeirinho e finalizando na Comunidade São Gonçalo Beira Rio.

O pedal foi organizado pela Secretaria Geral do Legislativo Cuiabano e contou com o apoio das Secretarias de Mobilidade Urbana do município (Semob) e Saúde, assim como da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A atividade faz parte de uma série de ações que vem sendo desenvolvida pela atual administração do Parlamento, com o intuito de promover uma maior interação entre o Legislativo e a população cuiabana por meio de atividades de lazer que incentivem a prática de esporte.

“Essa ação é uma motivação muito importante voltada para saúde, porque é uma forma de exercitar o corpo e ao mesmo tempo fazer a parte social, pois a inscrição foi apenas um kg de alimento ou um litro de leite”, disse a secretária de Orçamento e Finanças, Vera Gomes da Silva.

Adepta ao ciclismo, Simone fez questão de acordar cedo para participar do primeiro Pedal da Câmara. “A gente sempre participa dos pedais que ocorrem na cidade. É uma forma de praticar atividade física e se divertir também, porque fazemos um passeio na cidade, e neste caso ainda participa de uma ação social”, completou.

Os vereadores Mario Nadaf (PV), Dilemário Alencar (PROS), Abílio Junior (PV) e Misael Galvão (PSB) participaram do pedal e ratificaram a importância da atividade física para a saúde e bem estar do cidadão, aliada a solidariedade em ajudar ao próximo.

“Completamos os 9 km, saímos do Centro Geodésico da America do sul e chegamos até essa tricentenária comunidade que é o São Gonçalo Beira Rio. Foi muito bacana, uma ação que faz bem para a saúde e para o meio ambiente, e ainda pudemos arrecadar alimentos para ajudar o próximo”, pontuou Nadaf.

Dilemário parabenizou a Mesa Diretora da Câmara pela iniciativa e garantiu que, assim como no Pedal Solidário, ele será parceiro nos próximos eventos sociais.

“Muito boa essa iniciativa de incentivar a prática de atividade física, a saúde, por meio deste Pedal. Cuiabá é uma amante do ciclismo, então essa iniciativa da Câmara foi muito positiva, pois ainda foi aliada a uma ação social”, disse o vereador.

O vereador Abílio, que já pratica o ciclismo há algum tempo, também marcou presença e agradeceu a todos os parceiros pela colaboração. “Foi uma ação bem bacana, produtiva que contou com todo o suporte do corpo de bombeiros, Semob e secretaria de saúde, que forneceu amparo médico. A interação com os servidores e com a população foi bem produtiva e ainda incentivou a prática esportiva como forma de cuidar da saúde”, acrescentou.

Diante da receptividade, Misael garante que o Legislativo continuará promovendo ações como esta. “Fiquei muito feliz, muito contente. Esse foi o nosso primeiro Pedal Solidário, que além de a gente pedalar e cuidar da saúde, ainda praticamos a solidariedade ajudando a próximo. Já tivemos este ano a Corrida do Legislativo, fizemos o pedal, e todo mundo está pedindo bis, então o próximo vem por ai”, finalizou.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá