06/08/2019
Odontologia: Dr. Xavier quer auxiliares integrados no Processo Seletivo
Assessoria de Imprensa
"O auxiliar em Odontologia é fundamental no atendimento diário prestado nas unidades clínicas (SUS) do município", frisou o parlamentar

Em visita hoje (6) ao vereador Dr. Xavier, na Câmara Municipal, o vice-presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso, José de Figueiredo Loureiro Júnior, e a presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, Edy Maria Nunes Rosa, externaram a necessidade de que o Processo Seletivo da Saúde da Prefeitura de Cuiabá, aberto oficialmente ontem (5), também contemple vagas para auxiliares em Saúde Bucal. Segundo pontuaram, há crescente demanda desses profissionais na rede pública odontológica do município. "Isso tem provocado escalas de trabalho nas unidades, com drástica redução da oferta de atendimento", pontuou José de Figueiredo.

Edy Maria Nunes Rosa externou preocupação pelo que considera “grave carência” dos auxiliares na área odontológica municipal. “Essa é a realidade que enfrentamos no dia a dia" – asseverou. Rosa afirma que essa deficiência pode ser solucionada com a contratação de mais auxiliares em Saúde Bucal, distribuídos respectivamente nas unidades clínicas odontológicas. “Então, é preciso inseri-los no Processo Seletivo”.

Conforme observou a sindicalista, o Centro de Especialidades Odontológicas de Cuiabá, por exemplo, tem registrado clara redução na oferta dos serviços por falta desses auxiliares. “Atualmente, eles atendem também os técnicos em Odontologia. A nova legislação permite que exerçam funções inerentes a odontólogos profissionais, assumindo inclusive a cadeira. Outra coisa: a Política Nacional de Saúde Bucal estabelece ser imperiosa a presença dos três profissionais (odontólogo, técnico e auxiliar) em unidades do gênero".

Dessa forma, o Conselho Regional de Odontologia/MT e o Sindicato de Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal querem que a Prefeitura (Secretaria de Saúde) faculte abertura de vagas no processo seletivo também para os auxiliares.

"Trata-se da maior necessidade dos setores odontológicos do município na atualidade. O Processo Seletivo abriu vaga apenas para técnicos, quando poderia ofertar idêntica oportunidade  para os auxiliares, ponte primordial de trabalho do setor", frisou o vice-presidente do Conselho Regional de Odontologia, José de Figueiredo.

Após ouvir a reivindicação da categoria, o vereador Dr. Xavier, que também é odontólogo, afirmou estar à disposição para providenciar os encaminhamentos de praxe junto à gestão municipal. Adiantou que elaborará emenda à lei em vigor, a fim de facultar a inclusão do auxiliar no Processo Seletivo. "O auxiliar é uma peça importantíssima em todo o processo de atendimento odontológico na rede municipal. Sem ele, o dentista não tem nem como trabalhar. Daí estarmos nos esforçando para que ele (auxiliar) possa ser igualmente incluído no Processo Seletivo".

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)