29/07/2019
"Jamais desista", aconselha vereador eleito após perder cinco disputas
Vereador cuiabano Dr. Xavier fez da série de derrotas consecutivas nas urnas claro incentivo para buscar a vitória eleitoral, consolidada firmemente em outubro de 2016

A história de vida de Dr. Xavier tem certa semelhança com a de muitos cidadãos brasileiros e do mundo afora: a maioria detém perfil de determinação incansável para buscar êxito nos mais distintos projetos, a despeito dos empecilhos interpostos nessa trajetória. Todos devem ter considerado os eventuais entraves como incentivos estimuladores à vitória pretendida.

Dr. Xavier foi eleito vereador cuiabano (3.051 votos) em outubro de 2016 após acumular cinco derrotas consecutivas nas urnas. O parlamentar entende que as maratonas eleitorais anteriores se constituíram em importante aprendizado social, pois pôde manter contato direto com segmentos comunitários diversos. "Ouvir o povo é sempre o mais importante". Dessa forma, ele consolidou leque de atendimento abrangente no âmbito Legislativo, estabelecendo ágil agenda de trabalho nos campos deficitários.

Antes de se tornar titular de uma cadeira na Câmara Municipal, o cidadão Edemir Xavier sonhava em ser odontólogo, curso concluído na primeira turma da Universidade de Cuiabá. Mas não foi também um percurso fácil, admitiu, pois sequer tinha recursos para bancar seus estudos numa instituição particular. Por essa época, era um humilde plantador de banana no sítio familiar no distrito de Bauxi, Rosário Oeste.

"Plantava banana para comercializar na Feira do Porto, em Cuiabá. Foi assim que pude custear minha faculdade de Odontologia. Ainda hoje frequento a feirinha para visitar os muitos amigos que fiz desde aquela época", recorda o vereador.

Mesmo após se formar em Odontologia e ser eleito vereador, Dr. Xavier não abandonou suas raízes familiares: sua mãe (Alina Francisca Xavier - dona Fia) e alguns irmãos (cinco ao todo) ainda residem em Bauxi, instalados em pequenas propriedades rurais. O próprio parlamentar ainda continua a cultivar diversas espécies de banana no seu sítio, revivendo a antiga função de pequeno produtor geralmente nos finais de semana, quando não tem compromissos inadiáveis em Cuiabá.

"Estar no sítio com meus irmãos e minha mãe sempre se constitui em momentos felizes. Pena que meu pai (Ivo Xavier) já não esteja mais conosco, tenha partido há muitos anos, por meio de convocação divina. Mas  deixou saudades, e é sempre lembrado como uma pessoa de bons ensinamentos..."

Dr. Xavier constituiu família em Cuiabá com Márcia Oliveira Xavier, união que redundou no nascimento das filhas Gabriela e Bianca Xavier, ambas universitárias em Odontologia pela Universidade de Várzea Grande. "A escolha pela área foi delas, apenas respeitei e incentivei" - faz questão de frisar.

O vereador atua basicamente no setor de Saúde (em geral) e para a consolidação de infraestrutura comunitária. Graças ao seu trabalho, a gestão atual já recuperou um sem número de ruas em bairros da Região Oeste e de outros polos da capital, além de reformar Centros Comunitários e unidades de Saúde e Educação. "A minha luta é para que todos os órgãos municipais - conveniados ao SUS em Cuiabá -disponham de setor odontológico. O dentista da família é fundamental para atender grande faixa da população, com maior enfoque na área periférica".

Dr. Xavier também desempenha atividade voluntária com o Projeto Instituto Xavier, que presta serviços sociais gratuitos de odontologia em Cuiabá e cidades vizinhas (Baixada Cuiabana). Para tanto, utiliza o Odontomóvel, ônibus equipado com dois consultórios odontológicos completos. O atendimento é realizado com apoio de mais voluntários do projeto (odontólogos, assistentes e pessoal responsável pelo agendamento e controle das fichas dos pacientes).

"Esse era um sonho meu desde quando pensava ainda em cursar Odontologia. Percebia a necessidade das pessoas para ter acesso a um tratamento dentário de qualidade e 100% gratuito. A ideia se transformou num projeto estruturado, que ganhou formato operacional também na prática. Já atendemos centenas de pessoas de lá pra cá", contabiliza.

João Carlos de Queiroz - Assessoria de Imprensa

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital