08/07/2019
Vereador Chico 2000 participa de maratona no Rio com mais de 200 atletas de Cuiabá
Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador cuiabano Chico 2000 participou da concorrida Maratona do Rio de Janeiro-RJ no último dia 23.06, evento que contou com a participação de mais de 30 mil atletas brasileiros e de outros países. Em sua maioria, observou o parlamentar, são veteranos de jornadas similares, "já calejados fisicamente e imbuídos de forte determinação vitoriosa".

Aliás, isso se tornou naturalmente óbvio logo nos primeiros quilômetros da prova, quando foi exigido maior esforço físico, por parte de todos. E vale para todas as corridas: quem não estiver preparado, não se adequar à exigência crescente de fôlego da marcha, não vai conseguir cumprir o restante do trajeto".

Trata-se de sua primeira participação em maratona de grande porte, ainda que tenha integrado a equipe da "Meia Maratona Internacional do Rio", realizada em agosto de 2018, informou o vereador. "Pode-se dizer que aquela foi um teste preliminar da maratona seguinte, essa do dia 23. Mas já deu para sentir o quanto o condicionamento físico é importante em provas que exigem esforço redobrado. Mesmo na "Meia Maratona", percebi isso claramente, impondo a mim mesmo a necessidade de estar mais preparado para outras marchas".

Chico relatou que, no quilômetro 27 da Maratona do Rio de Janeiro, ele sentiu preocupante esgotamento de fôlego, valendo-se da preparação física realizada semanas antes. "Não quis fazer feio, sair frustrado daquela prova. Assim, insisti em concluí-la, apesar de reduzir o pique da marcha imposta nos primeiros quilômetros". Pelo que vivenciou, recomenda que qualquer atleta deve se preparar antes de provas de resistência, a fim de não ter surpresas desagradáveis em pleno percurso, quando pode ser exaurida a própria capacidade física. Desmaios não estão fora de hipótese.

"É preparar e preparar. Outra coisa: ainda que a prática regular de exercícios físicos seja importante à saúde, cada corpo tem seus limites, e é imperioso respeitá-los. Uma maratona, na realidade, é também um grande exercício físico, jornada de intensa exigência do que podemos ofertar, ir mais além dos demais participantes. Porém, se não nos preparamos adequadamente, ou se o ritmo imposto na prova estiver além da nossa capacidade, o saldo desse esforço pode ser totalmente negativo. Aliás, até mesmo danoso à estabilidade saudável desejada, à saúde, em geral. Pois podemos inclusive acumular danos diversos, sérias lesões. Portanto, condicionar o corpo fisicamente, dentro de expressa recomendação médica, é uma atitude recomendável a todos os atletas. Um jogador d e futebol sempre aquece seu corpo antes de entrar em campo. É mais ou menos por aí..."

O parlamentar recorda que se sentiu extremamente cansado no quilômetro 27, momento em que sentiu seu "fôlego curto" e uma recusa óbvia do corpo em sequenciar a marcha.  "Bateu um cansaço medonho, falta de oxigenação nos pulmões, mas soube utilizar a preparação preliminar para amenizar isso e recuperar parte do fôlego. A estratégia foi reduzir o pique da corrida, a aceleração dos pés. Se não tivesse adotado tais medidas, não aguentaria chegar ao final, o que seria altamente frustrante".

Chico elencou também a importância da presença de mais de 200 atletas inscritos de Cuiabá e Mato Grosso nessa maratona. "Isso nos deixou felizes. Afinal de contas, o Rio está longe de Cuiabá, de Mato Grosso, e ao constatar que nossos conterrâneos estão igualmente integrados a uma maratona tão disputada, em nível nacional e internacional, trouxe muita satisfação. É Mato Grosso sendo internacionalizado no mundo esportivo, expandindo suas bandeiras de representatividade nesse segmento. Mesmo no boxe já existe essa bandeira participante de MT, a exemplo da final do Campeonato Nacional de Boxe, evento que será sediado neste sábado no Ginásio da Lixeira, com a presença de dirigentes da Confederação Nacional e Federação Mato-Grossense. É a quinta vez que essa categoria esportiva promove eventos de finalizaçã o nacional em Cuiabá".

João Carlos de Queiroz | Câmara Municipal de Cuiabá

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo