Início
NOTÍCIAS
01/07/2019
Vereador Dr. Xavier presta homenagem aos profissionais de Saúde Mental em Cuiabá

Foram homenageados com Moção de Aplausos 104 integrantes da rede municipal de Saúde Mental. Evento teve lugar no Plenário da Casa de Leis


Em sessão solene, o vereador Dr. Xavier oficializou hoje (1) homenagem aos servidores de Saúde Mental integrados à rede pública municipal. Foram agraciados com Moção de Aplausos 104 profissionais do setor, iniciativa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela categoria para melhor ampliar as condições de atendimento humanizado aos pacientes. O evento contou com as presenças de psicólogos, coordenadores dos Centros de Assistência Psicossocial e Residências Terapêuticas da capital.

Segundo justificativa do parlamentar, os profissionais da Rede Especial de Saúde Mental (lotados na Secretaria Municipal de Saúde) desenvolvem destacadas atividades laborais junto a esses núcleos. "Portanto, estão inseridos dentro do Controle Social, o que significa estar também presente em espaços importantes, vitais ao desenvolvimento da Saúde Mental dentro do Sistema Único de Saúde".

Ainda pontuou que os servidores da Saúde Mental fazem muito mais: auxiliam os pacientes a manter equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. "Em síntese, propiciam capacidade para que administrem a própria vida, bem como as emoções, contextualizando um amplo aspecto de variações. Isso acontece de forma norteada e espontânea, sem perder o valor real e do preciso. Assim, homenageamos hoje 104 servidores que contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e social dos seus semelhantes portadores de transtorno mental. Homenagem, aliás, extensiva a todos os profissionais do Estado e do Brasil".

"PRECISAMOS DAR LIBERDADE AOS PACIENTES ENCLAUSURADOS EM HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS, A EXEMPLO DO ADAUTO BOTELHO. A LUTA ANTIMANICOMIAL TEM SIDO INTENSA EM TODO O PAÍS..."

A "Luta Antimanicomial foi citada por Dr. Xavier como uma das motivações para maior empenho do Poder Público em proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da Saúde Mental. "Temos ainda algumas dezenas de pacientes enclausurados no Adauto Botelho em Cuiabá, quando poderiam estar nas Residências Terapêuticas, acaso essas unidades fossem ampliadas. É um olhar de humanização para que essas pessoas saiam de um confinamento tão injusto".

Conforme o vereador, existe um Programa de Saúde Mental que foi aprovado no município cuiabano, ainda agora sem vigência prática. "Se entrar efetivamente em vigor, aí, sim, poderemos proporcionar liberdade aos nossos semelhantes enclausurados no Adauto Botelho e implementar uma série de melhorias para expandir a humanização proposta na Saúde Mental. Não podemos aceitar mais a devolução de verbas por ingerência administrativa do Poder Público, fato que já sucedeu".

A Mesa de Honra dessa Sessão Solene foi presidida pelo vereador Dr. Xavier e composta pela coordenadora da Rede Especial de Saúde Mental em Cuiabá, Roseli Batista Costa Deiza da Silva Almeida Prado, gerente das Residências Terapêuticas e Roseleide Capilé, gerente do CAPs AD - Álcool e Drogas e Transtorno Mental Infanto Juvenil.

Assessoria Vereador Dr. Xavier

 



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
20/02 - Vinicyus indica à inserção de estagiários de educação física nas academias ao ar livre
20/02 - Câmara de Cuiabá paga salário de fevereiro
20/02 - Parlamento Cuiabano abre diálogo em apoio aos técnicos da educação
20/02 - Câmara aprova 33 requerimentos durante sessão desta quinta, dia 20
20/02 - Ex-vereadores e ex-servidor serão homenageados pela Mesa Diretora
20/02 - A pedido de Luis Claudio, Câmara poderá criar Frente Parlamentar ligada a saúde
19/02 - Misael Galvão fiscaliza obra e solicita troca de lâmpadas do bairro Dom Bosco
19/02 - CCJR analisa 16 projetos de lei em reunião ordinária
19/02 - Gestão dinâmica Câmara de Cuiabá recebe do Ministério da Economia liberação para realizar pregão eletrônico
18/02 - Câmara inaugura novo auditório Ana Maria do Couto
18/02 - Dr. Xavier comemora implantação do Projeto Siminina na região da Cidade Alta
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.