28/06/2019
Dr. Xavier realiza Sessão Solene para agraciar idosos com Moção de Aplausos
Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador Dr. Xavier realizou hoje (28), no Plenário do Legislativo da capital, uma Sessão Solene em homenagem aos idosos residentes na capital e no restante do Estado, em geral. Segundo avaliou o parlamentar,  "são pessoas que contribuíram e têm contribuído significativamente em vários campos sociais". Além de dezenas de idosos, participaram da cerimônia representantes de entidades ligadas à "Melhor Idade" e dirigentes de Associações Comunitárias de Cuiabá e outros municípios da Baixada Cuiabana. A maioria dessas entidades oferece uma série de entretenimentos e cursos aos idosos em datas regulares, a exemplo de costura, arte artesanal, pintura, danças, etc.

"Isso é motivação existencial para muitos deles, após o distanciamento dos laços familiares, decisão fria da juventude", observou Dr. Xavier. "No mundo atual, alguns idosos estão completamente esquecidos em asilos ou vivendo solitariamente. Não é avaliado nada do que fizeram, sequer sua importância humana. Basta andar pelas praças e veremos um monte deles acomodado nos bancos, de forma pensativa, melancólica".

Para a professora e e-vereadora Enelinda Scala, foi uma honra participar dessa Sessão Solene proposta pelo vereador Dr. Xavier. "Todos os idosos, independente de classes sociais, merecem estar com suas famílias, em franco convívio com os jovens, crianças, adultos. Trata-se de uma orientação expressa da Organização Mundial da Saúde. Ou seja: idoso não é objeto de descarte em asilos. É um direito de qualquer idoso viver com dignidade nesta etapa de sua vida. Sinto-me especial por testemunhar um reconhecimento oficial à altura do merecimento de pessoas em faixas etárias avançadas, mas que ainda trabalham muito para impor uma melhor condição humana aos lugares onde vivem ou viveram".

Para o vereador Dr. Xavier, o jovem que não preocupa com os idosos não está preocupado nem com seu próprio futuro. "Daí estarmos rendendo essa homenagem merecida aos nossos idosos, extensiva a todos do País e do Planeta". Ele endossou as palavras proferidas pela professora Enelinda Scala no tocante ao grande respeito que alguns países têm com seus idosos, característica imposta nas culturas locais. "É um referencial importante para que nós, brasileiros, também tenhamos essa noção de respeito e valorização àqueles que significam os reais pilares construtores da sociedade atual. Torna-se indispensável, portanto, acrescentar este item de formação ética ainda na fase criança, adolescente e jovem, a fim de propiciar um amanhã de valores concretos aos idosos que nos conduziram pelas mãos at&ea cute aqui".

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues