Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
26/05/2009
Proposta proíbe fumo em ambiente fechado
Fablício Rodrigues
Projeto apresentado na sessão plenária desta terça (26) prevê a proibição do fumo em ambientes fechados da Capital, tais como: bares, restaurantes, pizzarias, boates, shows, cinemas e outros espaços de uso coletivo. O autor da proposta, vereador Toninho de Souza (PDT), argumenta que a medida tem o intuito de zelar pela saúde da população, principalmente, dos não fumantes, que são prejudicados por inalar a fumaça, assim como o próprio fumante. O projeto será analisado em plenário nas próximas sessões.

"A fumaça do cigarro, além de prejudicial à saúde, provoca ardência nos olhos, o que dificulta a visão. Sem contar o mau cheiro que se alastra nas roupas dos chamados fumantes passivos", avaliou o parlamentar. Os estabelecimentos comerciais que descumprirem a regra deve sofrer advertência, suspensão no funcionamento do estabelecimento comercial por até 30 dias. Também terá de pagar multa, que varia de R$ 500 a R$ 10 mil.

Será vedado o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos composto pelo fumo. Conforme a mensagem, a regulamentação ficará sob a responsabilidade da prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município. Os comércios terão prazo de 90 dias para se adequar a nova medida, que ainda passará pelo aval dos demais parlamentares.

Pollyana Araújo



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.