Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
14/06/2019
Diretor de Obras da SMS garante que reforma no PSF 1º de Março será reiniciada em 40 dias
O diretor de Obras da Secretaria Municipal de Saúde, Wellinton Simões, e a diretora de Atenção Básica do órgão, Míriam Pinheiro, atendendo convite do vereador Dr. Xavier, participaram de reunião ontem (13) nas dependências do PSF João Bosco Pinheiro e 1º de Março (Grande CPA.). Estiveram presentes os presidentes dos bairros 1º de Março, Edvaldo Marim da Silva, e Luiz Antônio Campos, do João Bosco Pinheiro, além de lideranças regionais. 

A cobrança maior foi pela retomada urgente da reforma do PSF local, procedimento inconcluso há anos, limitado a pequenos serviços de reparos. Mesmo assim, o órgão vem prestando atendimento normal nos dois turnos do dia. Dr. Xavier afirmou que essa reunião foi importante, pois possibilitou esclarecer à comunidade qual é a exata situação do projeto de reforma. 

"Mais uma vez, o engenheiro Wellinton Simões, diretor de Obras da Secretaria Municipal de Saúde, atendeu pedido nosso e veio prestar os esclarecimentos reivindicados pelas comunidades. Já esteve no PSF do Jardim Independência e no Centro de Saúde do Novo Terceiro (Região Oeste), igualmente em procedimento de reforma e ampliação. Ambas as unidades vão contar com setor odontológico – exigência nossa. Inclusive, é dispositivo fundamental em qualquer unidade SUS do município, inserido em normativa do próprio Ministério da Saúde".



Simões agradeceu a presença dos comunitários e disse que o vereador Dr. Xavier tem sido aliado incansável da Saúde em Cuiabá. "O vereador está conosco quase todos os dias na SMC, cobrando e fiscalizando ‘in loco’ as condições operacionais e estruturais das unidades SUS do município. Em síntese, verifica as demandas enfrentadas pelos servidores e pacientes dos órgãos municipais nessa área, e ainda checa a estrutura dos imóveis, equipamentos, etc. Tudo que for transtorno ao atendimento desejado e merecido à população”. 

No caso do PSF João Bosco Pinheiro e 1º de Março – sublinhou o diretor - não é diferente. “Dr. Xavier tem cobrado – e muito - o reinício das obras nesse PSF, frisando a implantação da odontologia é dispositivo fundamental. Concordamos 100% com ele, lógico. Tanto que hoje anunciamos oficialmente: as obras serão retomadas em 40 dias. É imperioso cumprir à risca os trâmites legais, para que não ocorrer nenhum impedimento nesse projeto. Enfim, fica aqui registrado este prazo, e a conclusão da reforma será anunciada na fase de retomada imediata dos serviços”. 

Durante o processo de reforma, ainda instruiu o diretor, será preciso deslocar o funcionamento do PSF para outro local igualmente espaçoso e com estrutura adequada ao acolhimento de pacientes e instalação de equipamentos médicos e de ar-condicionado. “É importante que vocês (dirigindo-se às lideranças comunitárias) já pensem agora num outro espaço para comportar provisoriamente o funcionamento do PSF enquanto as obras estiverem em curso por aqui”. Foi disponibilizado na reunião o Centro Comunitário do 1º de Março para abrigar temporariamente as atividades do PSF.

MÍRIAM: “AVANÇAMOS MUITO NA SAÚDE. A REESTRUTURAÇÃO DAS UNIDADES SUS DO MUNICÍPIO ESTÁ EM CURSO...”

A diretora de Atenção Básica da SMS, Míriam Pinheiro, destacou que “a atual gestão municipal tem trabalhado firme para proceder a reestruturação das unidades SUS locais”, mas também reconheceu que, pela quantidade de órgãos SUS sob a responsabilidade do município, é realmente uma empreitada difícil. "São cerca de 90 unidades desse tipo em funcionamento em Cuiabá, e cada qual enfrenta demandas distintas, previsíveis, normais. No geral, todas funcionam e atendem da melhor forma possível”. 

Míriam disse ter ficado impressionada quando esteve no PSF João Bosco Pinheiro e 1º de Março pela primeira vez, logo após assumir o cargo de diretora. “Encontrei um quadro estrutural altamente deficitário, em contraste com a boa-vontade dos servidores locais em atender da melhor forma possível. Equipamos este prédio com ar-condicionado e mudamos a porta principal, além de trazer mais profissionais médicos para atuarem aqui. O mais importante ainda não foi feito: a conclusão da reforma. Mas esse projeto será finalizado logo, conforme o diretor anunciou há pouco".

Já o coordenador da Regional Norte de Cuiabá, Gilson Guimarães, parabenizou o vereador Dr. Xavier pelo seu dedicado empenho às duas comunidades do Grande CPA, bairros 1º de Março e João Bosco Pinheiro. "Dr. Xavier é idealista nato da Saúde Pública. De há muito acompanho a sua luta para implantar odontologia nas unidades SUS da capital. E se agora teremos um setor odontológico também neste PSF, com reforma concluída, é graças ao seu trabalho no Legislativo de Cuiabá".

Outros comunitários se pronunciaram nessa reunião, a exemplo de Germânio de Araújo, funcionário do PSF e membro do Conselho Gestor. "Ansiamos por ver os serviços de reforma concluídos nessa unidade". Para o presidente do bairro João Bosco Pinheiro, Luiz Antônio de Campos, trata-se de uma iniciativa encampada pelos comunitários, amplamente acolhida pelo vereador Dr. Xavier. Já Leonel Mesquita, ex-presidente do 1º de Março em quatro gestões, enfatizou que "todos merecem melhorias na Saúde”, e a expectativa de que a reforma no PSF fosse finalizada se tornou cobrança diária justa dos munícipes.

Na avaliação de Mesquita, a conclusão dos serviços no núcleo de Saúde do 1º de Março {que será dotado de odontologia} se deve principalmente ao trabalho esforçado do vereador Dr. Xavier, parlamentar que se uniu às lideranças para acelerar o processo de conclusão das obras, acrescentou.

 "Ele {Dr. Xavier} nunca nos abandonou. Tem lutado muito para que o atendimento SUS se torne padrão nesse PSF e, também, nos demais da capital. É uma atuação brilhante, a meu ver. E faz mais: na condição de odontólogo, presta serviços voluntários na capital inteira, à parte de suas funções no Legislativo. O próprio 1º de Março foi beneficiado várias vezes pela equipe do projeto social que idealizou e pelo qual se esforça diuturnamente: atendimento odontológico gratuito e de qualidade a comunidades carentes".

João Carlos de Queiroz | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.