13/06/2019
Vereador Dr. Xavier parabeniza doadores de sangue
Câmara Municipal de Cuiabá
"É lamentável que muitos ainda tenham sérias restrições em ser colaborador voluntário à manutenção da vida humana", pontua o parlamentar cuiabano

Ao se pronunciar hoje (13) sobre o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta sexta-feira (14), o vereador Dr. Xavier, vice-presidente da Comissão de Saúde do Parlamento Municipal, frisou que o papel desempenhado pelos voluntários na doação de sangue representa, por vezes, importância crucial entre a vida e a morte.

"Não fossem eles {doadores}, registraríamos um sem número de óbitos diários nas unidades hospitalares mundo afora. Sem falar em casos emergenciais distintos (desabamentos, terremotos, epidemias, etc.), ocorridos em regiões de densa faixa populacional. Aí, o papel participante do doador é ainda mais valioso".

O vereador diz ser lamentável que muitas pessoas ainda se omitam de participar de uma causa tão nobre, procedimento geralmente ocasionado por falta de conhecimento do assunto, observa. "Muitos cultuam mitos curiosos acerca da doação de sangue. Há até quem tema que seu sangue "fique grosso", ou mesmo que o suprimento doado possa ocasionar danos à sua saúde. Nada disso se sustenta na prática clínica, deve ser frisado".

Outro mito popular sem fundamento, assinala Dr. Xavier, é que a doação de sangue tende a se tornar um "vício de controle difícil", praticamente obrigando a pessoa a se submeter ao procedimento de
coleta em períodos curtos.

"Enfim, cultua-se uma série de inverdades em torno de um gesto que poderia ser universalmente praticado e respeitado, tornando-se referencial rotineiro de salvamento de vidas. O problema é que esses mitos impõem limitações danosas à delicada missão desempenhada pelos profissionais da medicina, e têm reduzido de forma drástica os percentuais de doadores. É, inclusive, o maior pânico dos idealistas
da área: não dispor de bolsas de sangue para garantir a vida dos pacientes".

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE DOAÇÃO DE SANGUE...

A data comemorativa ao doador de sangue foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças
entre os diversos tipos sanguíneos.

Quem pode doar sangue?
Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):

Homem ou mulher
Entre 16 e 68 anos
Ter acima de 50 quilos
Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV
Estar bem alimentado e descansado
Esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas
Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar
Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo
novamente enquanto os homens devem esperar 60 dias.
Brasil
No Brasil, segundo a campanha PartiuDoarSangue, apenas 1,8% da população se dispõe a doar sangue, enquanto o ideal seria 5%.
Esse cenário vem mudando com as sucessivas campanhas de esclarecimento junto à população para que aumente no número de doadores de sangue em todo país.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!