23/04/2009
Vereadores questionam contingenciamento do orçamento da Capital
Fablício Rodrigues
Os vereadores questionaram o prefeito Wilson Santos (PSDB) na sessão desta quinta (23) sobre o motivo que o levou a contingenciar, há cinco meses, o orçamento do município para este ano, o que impossibilita a viabilização dos projetos defendidos pelos parlamentares nesta Legislatura. "A prefeitura movimenta um orçamento de quase R$ 1 bilhão por ano e, por isso, não entendo a razão dessa economia. Não tem explicação", disse o vereador Toninho de Souza (PDT).

Segundo o vereador, as ruas da Capital estão cheias de buracos. Ele lembra que nesta semana, conforme os noticiários de TV, nove veículos estavam com os pneus furados numa avenida do bairro Quilombo, em Cuiabá. "Fiquei estarrecido". Além disso, critica a falta de limpeza nos bairros. A mesma cobrança também foi feita pelo vereador do PPS, Ivan Evangelista, que teve uma conversa com o vice-prefeito Chico Galindo (PTB) sobre a suspensão das operações tapa-buracos. “O vice-prefeito falou que as obras estão paradas por causa das chuvas, mas existe material resistente a chuva”, afirmou.

Já o vereador Everton Pop (PP) reclama que não teve resposta quanto ao funcionamento dos ginásios de esporte e cogitou até mesmo a saída da base de sustentação do prefeito. Na sessão passada o parlamentar foi à tribuna para cobrar a desocupação do ginásio do Dom Aquino, pois, enquanto ocupados por desabrigados, prejudica os jovens da região, que ficam impedidos de utilizarem o espaço para praticar atividades esportivas. Pop reclama ainda que não vem obtendo retorno por parte da gestão tucana quanto às indicações encaminhas ao Executivo. “Não tivemos resposta quanto ao funcionamento dos ginásios de esportes. Tive repensando se continuo na base do prefeito”.

O progressista disse ainda que se assusta com o fato do prefeito ser um esportista e ainda assim não se preocupar com ações voltadas à categoria, assim como o governo do Estado não se preocupa em abrir o ginásio Aecim Tocantins para a população. “O Aecim Tocantins é usado somente em eventos grandes, como o casamento comunitário, circo, etc”, ironiza.

Pollyana Araújo