Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
17/04/2019
Vereadores mediam reunião dos TDI’s junto ao executivo e projeto será analisado pelo TCE
Nesta terça-feira (16) os vereadores Professor Mário Nadaf (PV), Sargento Joelson (PSC) e o Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão (PSB) estiveram reunidos com prefeito Emanuel Pinheiro e o Secretário de Educação Alex Vieira Passos  para discutir  com os  profissionais Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDIs). 


Há alguns meses os técnicos reivindicam a mudança da nomenclatura para Professor de Educação Infantil (PEI). Os parlamentares entendem que a categoria deve ser valorizada, tendo em vista que são responsáveis por educar e cuidar de crianças de 0 até 3 anos de idade. 

A mudança pode ser feita através da Lei Orgânica da Educação, projeto de autoria do executivo. 

Segundo o professor Mário a proposta será encaminhada, pelo executivo, ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso -TCE, primeiramente para ser feita uma consulta que assegure o direito há aposentaria, mesmo com a mudança. “Não podemos deixar que a categoria seja colocada em risco, até mesmo de perder seus direitos, com a consulta feita ao TCE, o executivo se responsabilizará em fazer a emenda para que ocorra a mudança na nomenclatura”, disse Mário. 

O vereador Sargento Joelson, também abraçou a causa e realizou no mês de março uma audiência pública com os profissionais, o parlamentar estava presente na reunião. “Sempre apoiei os profissionais da Educação e acredito que a alteração pode beneficiar a classe’, enfatizou. 

Misael, presidente da Câmara tem acompanhado os técnicos e o projeto. “Estamos em busca do melhor para os educadores, e vamos recepcionar a Lei ao chegar à Câmara, estaremos apresentando aos vereadores, já temos debatido através de reuniões, tribunas e audiências o pedido dos TDI’s, teremos um desfecho positivo”, disse o presidente. 

Entre os TDI’s estava Rosileni Soares da Costa, ela disse que ficou satisfeita com a reunião. Pois elucidou algumas duvidas e que a consulta que será feita ao TCE, por parte da secretaria de educação é muito válida. “Temos que fazer a alteração de forma segura, para que não implique na perca dos direitos da classe, então vamos aguardar o retorno do Tribunal de Contas”, enfatizou a TDI. 

A técnica lembrou que a ex-prefeita de São Paulo-  Marta Suplicy , apresentou projeto semelhante e obteve resultado positivo , disse que na próxima semana irá disponibilizar a lei ao vereador professor Mário Nadaf.

Elizângela Tenório| Câmara Municipal de Cuiabá


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.