26/03/2019
Vereador Orivaldo traz Farmacêutica Dra. Maria das Graças à Tribuna Livre da Câmara
Na manhã desta terça-feira (26), participou na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá a Farmacêutica Dra. Maria das Graças Leão e o Engenheiro Agrônomo Paulo Rener. Na oportunidade eles disseram da importância das plantas medicinais e do projeto da construção de Salas de Botânica/ Sala de Beneficiamento de Sementes no Horto Florestal de Cuiabá.

“O objetivo de participar desta tribuna livre é para pedir o apoio de todos os vereadores e da comunidade, para darmos continuidade ao projeto de salas botânicas no Horto, são profissionais sérios que estão à frente deste projeto, além de atender a comunidade cuiabana o Horto Florestal atende a todo o Estado de Mato Grosso disponibilizando mudas para plantio com essas salas para o beneficiamento de sementes, aumentará o plantio e uso de plantas medicinais identificadas com critério de cultivos de forma cientifica. Essa Tribuna Livre é o local certo para pedimos em defesa do nosso trabalho para o bem da comunidade.” Afirma a Dra. Maria das Graças.

Para o vereador Orivaldo é de suma importância o plantio e uso de plantas medicinais. “A medicina alternativa, com o uso de plantas medicinais é muito importante, temos que fortalecer ainda mais o valor dessas plantas. Contudo destinei uma parte da minha emenda parlamentar para a construção de salas botânica para o setor de produção de sementes.” Disse Orivaldo da Farmácia.

Orivaldo da Farmácia ainda disse que as pessoas a frente deste projeto estão trabalhando voluntariamente devido terem sido demitidas. “Efetuei o convite a Dra. Maria, as Biólogas e Professoras Vera Lúcia e Suely Kawaharo e ao  Engenheiro Agrônomo Paulo Rener, porque são pessoas que estão à frente deste projeto da construção de salas botânicas e estão trabalhando no horto voluntariamente porque foram demitidas e, mesmo assim continua indo trabalhar todos os dias sem receber um centavo, precisamos reverter essa situação.” Pontua o Parlamentar.

Salas de Botânica/ Sala de Beneficiamento de Sementes

O Vereador Orivaldo da Farmácia destinou de sua emenda parlamentar R$ 50,000 mil reais para a construção dessas salas. O projeto foi voluntariamente realizado pelo Engenheiro Civil Walter Kawaharo.

Essa unidade está sendo planejada para permitir que se produzam mudas nativas de qualidade e que possam atender as demandas do Horto Florestal Tote Garcia, da Secretaria do Meio Ambiente e todas as demandas do estado de Mato Grosso.

O novo viveiro contará com novos espaços que contribuirão com a melhora na qualidade de toda a cadeia produtiva, como sala para beneficiamento de sementes, sala de armazenamento de sementes, laboratório de sementes, sala de insumos e banco de dados.

Josiane Barros