27/03/2009
Cobrado pela Câmara, Soares reclama da falta de contribuição do Estado
Luiz Alves
Cobrado pelos vereadores para que tome providências quanto à falta de estrutura do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), o secretário de Saúde Luiz Soares disse em reunião nesta sexta (27) no gabinete da presidência que a melhor alternativa para desafogar o HPSMC é a construção de um hospital a fim de prestar atendimento de alta complexidade.Sugeriu que a iniciativa seja tomada pelo governo do Estado e União. “É só em Mato Grosso em que o hospital referência é municipal. Nos outros estados são regionais ou federais”, destacou.

Ele reafirmou que a unidade de saúde está saturada. “Só tem o nome de Cuiabá, mas é de Mato Grosso, Acre e até da Bolívia”, disse o secretário, ao reclamar do fato da maior parte dos atendimentos realizados pelo Pronto Socorro serem referentes à pacientes do interior do Estado. Soares enfatizou que vai buscar solucionar os problemas levantados pela Comissão de Saúde da Câmara, presidida pelo vereador Toninho de Souza (PDT). Toninho pediu, em regime de urgência, que a secretaria providencie a climatização, além de aumentar a equipe de limpeza do pronto socorro. Também solicitou que o secretário melhore as condições das macas. “Tinha uma senhorinha velhinha, magrinha, que estava deitada naquela maca dura”, disse Toninho.

Sala do vereador

A principal solicitação dos vereadores, porém, é a implantação da sala do vereador no prédio do pronto socorro com vistas a aproximar o Legislativo dos problemas em que enfrentam àqueles que precisam ser atendidos. Soares garantiu à comissão que vai reservar um espaço na unidade para a viabilização do projeto. A respeito de suposto desvio de cerca de R$ 7 milhões do Fundo Municipal de Saúde, conforme levantou o vereador Lúdio Cabral (PT), o secretário trouxe à reunião um cronograma dos gastos da pasta referente ao período de janeiro de 2008 a fevereiro passado que, segundo ele, serve para comprovar que não houve irregularidades na aplicação de recursos.

Pollyana Araújo