22/03/2019
Em Brasília, ministro oferta apoio à reabertura da Santa Casa
Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (21) em Brasília (DF), o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, ofertou apoio irrestrito ao município de Cuiabá para garantir a reabertura da Santa Casa de Misericórdia.

A Câmara Municipal de Cuiabá foi representada pelos vereadores Renivaldo Nascimento (PSDB) e Wilson Kero Kero (PSL). Também participaram do encontro o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o deputado estadual Xuxu Dal Molin, representando a Assembleia Legislativa, assim como deputados e senadores da bancada federal de Mato Grosso.

De acordo com Kero Kero, a liberação de recursos não foi pauta da reunião. Ele afirma que o ministro pediu para que a Prefeitura tome uma decisão quanto à intervenção ou não da Santa Casa, para depois tratar sobre o aporte de recursos.

“O ministro foi bem taxativo ao dizer que o Ministério da Saúde está pronto para acolher toda e qualquer tomada de decisão do prefeito, seja ela pela intervenção ou não. A liberação de recursos por parte do Governo Federal não é tão simples assim. É possível a liberação, mas o ministro quer ver o planejamento de gestão, como vai ser tomada essa decisão, apresentação do plano de recuperação para depois tratar de recursos”, disse Kero Kero.

Renivaldo, por sua vez, afirma que este encontro mostrou que todos os Poderes estão imbuídos em uma só causa, independente da sigla partidária.

“Foi uma reunião muito produtiva, onde o ministro, categoricamente, garantiu que irá apoiar a decisão que o prefeito Emanuel Pinheiro vai tomar nos próximos dias. O ministro estará aguardando a decisão da Prefeitura Municipal de Cuiabá, e inclusive recomendou que o estado de Mato Grosso tem que estar presente, haja vista a responsabilidade da união, do estado e do município no que refere-se à saúde da população”, contou o parlamentar.

INTERVENÇÃO – Vale ressaltar que, na semana passada, a Mesa Diretora do Parlamento Municipal encaminhou um requerimento ao Executivo sugerindo que a Prefeitura faça a intervenção na Santa Casa.

O documento foi aprovado em plenário pela maioria dos parlamentares. Para o presidente do Legislativo, vereador Misael Galvão (PSB), o impasse envolvendo a unidade de saúde só será solucionado após a intervenção.

“A Santa Casa é do povo cuiabano, do povo mato-grossense. Ela precisa se reestabelecer, reabrir suas portas para continuar salvando vidas. É preciso destacar a força-tarefa da bancada federal em ajudar a salvar a Santa Casa. Mas diante de todos os problemas, não vemos outro caminho a não ser a intervenção”, concluiu o presidente.

Kamila Arruda
Câmara Municipal de Cuiabá