18/03/2019
Vereador Dr. Xavier parabeniza os artesãos pelo seu dia
Parlamentar é solidário à luta da categoria para a criação do Shopping dos Artesãos em Cuiabá, sede representativa de todos os artistas do artesanato, em nível estadual.

"Os artesãos cuiabanos e mato-grossenses são heróis talentosos, oriundos de uma labuta requintada, em termos idealistas e artísticos. Isso acontece também Brasil afora, país rico em culturas diversificadas", observou hoje o vereador Dr. Xavier, quando direcionou parabéns aos artesãos pelo seu dia. Na oportunidade, ele voltou a enfatizar ser 100% solidário a uma antiga causa da categoria, que é ter sede própria. "Eles objetivam centralizar e operacionalizar suas atividades no Shopping dos Artesãos, por enquanto um sonho perseguido. Porém, caso venha a se tornar realidade - e é uma batalha nossa -, este shopping será referência natural para os demais artistas da área em Mato Grosso".

O vereador enfatizou que essa ideia da edificação do Shopping dos Artesãos {não apenas a locação de um imóvel} realmente significa suporte extra para evolução da própria arte mato-grossense e da cultura, em si. "Nós, vereadores, precisamos endossar total apoio também à arte artesã, àqueles abnegados trabalhadores. São os que realizam verdadeira mágica quando emolduram peças que encantam conterrâneos e turistas, utilizando material aparentemente inservível, a exemplo de papel, papelão, garrafas vazias, etc. Um legítimo artesão antevê, a partir de um simples jornal, a edificação de coisas impensáveis aos olhos comuns, dos que não dispõem de sensibilidade artística".

Dr. Xavier salientou assim que toda homenagem prestada aos artesãos "tem respaldo de cristalina justiça". A seu ver, é uma iniciativa merecedora de atenção e incentivo para o desdobramento de outras ações que contemplem o todo desse grupo artístico. "No atual corre-corre mundano, quando a tecnologia impera sobre tudo, observa-se que algumas coisas usuais, feitas manualmente, ficaram mesmo à margem do interesse da sociedade. Isso implica no esfacelamento de muitas profissões, a maioria destronada pelas facilidades imperantes de modelos tecnológicos ora disponíveis. O artesão resiste bravamente a essa marcha em vários aspectos, motivado pelo amor à profissão e o desejo de imortalizar suas raízes culturais. É que acontece em Cuiabá e em todo o Estado de Mato Grosso".

Concluindo, o parlamentar citou como exemplo o trabalho desenvolvido pela artesã Ermelinda Maria da Silva, 59 anos, cuiabana "de chapa e cruz", definiu, e que tem abrilhantado a arte artesanal com a produção de peças distintas, entre vasos ornamentais, cestas, bonecas africanas, violas de cocho, entre outras obras.

"Dona Linda, conforme é mais conhecida dona Ermelinda, já firmou base respeitosa na área de artesanato de alto nível na capital e interior do Estado. Integrante da Associação Homens e Mulheres de Fibra, ela presta serviços para a Casa do Artesão, ora sediada no Sesc Arsenal. Trata-se de uma guerreira autêntica, palestrante de sábias palavras acerca do desempenho artesanal, pois vive dessa arte, concebida sempre com extrema generosidade, dedicação e muito amor. Isso é o grande diferencial dos produtos que dona Linda fabrica na sua residência, no Parque Amperco".

João Carlos de Queiroz - Assessoria - Gabinete Vereador Dr. Xavier

Fotos Relacionadas