27/02/2019
Câmara de Cuiabá vota projeto de Lei Emergencial de R$ 3.6 mi a Santa Casa
O Projeto de Lei emergencial será apresentado pelo vereador Toninho de Souza (PSD) e autoriza o Prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro a liberar emergencialmente o pagamento de R$3,600 milhões para evitar o fechamento da Instituição.

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27), na Procuradoria do Município, com o secretário de saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, representantes da direção e funcionários da Santa Casa de Misericórdia e o vereadores Luiz Cláudio e Toninho de Souza (PSD), que por meio do Movimento “Santa Casa de Portas Abertas”, irá apresentar amanhã (27) na Sessão Plenária da Câmara Municipal de Cuiabá, um Projeto de Lei em regime de urgência que autoriza a Prefeitura Municipal a pagar emergencialmente R$3,600 milhões à Santa Casa.

“Este valor será utilizado para pagamento dos funcionários da Instituição que estão há mais de 4 meses com salários atrasados e também aos médicos, além da compra de insumos. Esse dinheiro também será suficiente para reabrir as portas da Santa Casa, isso deve acontecer provavelmente depois do Carnaval. A Câmara será importantíssima na reabertura desse Hospital que serve todo o estado de Mato Grosso”, explicou o parlamentar.

Essa decisão é para evitar que os funcionários cruzem os braços e a Santa Casa feche às portas. Nos últimos anos, a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá tem lutado para conseguir pagar as contas.

“Foi um caminho jurídico encontrado para dar segurança ao secretário de Saúde de Cuiabá, pois a Santa Casa não tem capacidade financeira neste momento e nem técnica para fazer uma nova contratualização. Então a Câmara vais ser um suporte neste momento para garantir o dinheiro e a reabertura da Santa Casa”, explica.

Entenda a situação:

A grave crise financeira tem causado atrasos nos pagamentos. O fato culminou em diversas greves deflagradas. Buscando meios de evitar o fechamento da instituição, o vereador Toninho de Souza, com apoio da Câmara de Cuiabá, criou o Movimento “Santa Casa de Portas Abertas”.

“O objetivo deste Movimento para a recuperação da Santa Casa é buscar meios para reabrir as portas da instituição para a população que está sofrendo com a suspensão dos trabalhos, Estamos trabalhando incansavelmente nesta ação, buscando ajuda do município de parceiros, para que possamos fazer com que essa Instituição tão importante não deixe de atender os pacientes que tanto necessitam”, reforçou o parlamentar.

Os funcionários da unidade estão sem receber há quatro meses, inclusive, o décimo terceiro. Com isso, novos atendimentos não estão sendo realizados. O sindicato que representa os trabalhadores diz que aproximadamente 800 funcionários estão sem receber. Em janeiro, o então presidente da instituição, o médico Antônio Preza renunciou ao cargo por causa da grave crise financeira que o hospital passa.

Verônica Rakel
Rui Mattos