19/03/2009
Deucimar solicita reunião com Soares para discutir deficiência da Saúde
Luis Aves
Para discutir a falta de estrutura do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), solicitou, na sessão desta quinta (19), ao líder do prefeito Wilson Santos na Casa, vereador Paulo Borges (PSDB), que agende uma reunião com o secretário de Saúde do município, Luiz Soares, para a próxima semana em seu gabinete. “Se depois dessa reunião a secretaria de Saúde não cumprir com o que ficar definido, aí sim teremos que trazer o secretário (Luiz Soares) em plenário, conforme requerimento apresentado pelo vereador Toninho”, disse. O vereador Toninho de Souza (PDT) preside a Comissão de Saúde da Câmara, que está investigando in loco os problemas crônicos do pronto socorro.

Também na sessão de hoje, Toninho propôs a realização do mutirão da ortopedia. “O mérito não é para nós, mas para os pacientes que estão dependendo dessa cirurgia”. Outro vereador que defendeu melhorias à saúde foi o tucano Antônio Fernandes. Ele apresentou requerimento questionando o prefeito sobre a falta de médico legista no Hospital Universitário Júlio Muller aos finais de semana. “É inadmissível que numa Capital como Cuiabá os hospitais não funcionem durante 24 horas”, criticou.

Já o vereador Clóvis Hugueney (PTB), o Clovito, disse que recebeu um ofício do presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindmed/MT), Luiz Carlos Alvarenga, onde o médico relata a deficiência do pronto socorro e das policlínicas de Cuiabá. “Tem seis leitos da UTI do pronto socorro que não estão funcionando”. Avalia que o maior problema está no fato do governo do Estado não contribuir com recursos à unidade de saúde que, segundo Clovito, atende mais pacientes do interior do que da própria Capital. “O governo tem que ter compromisso porque aqui vem doente de todo lugar”.

Pollyana Araújo

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!