Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
16/02/2019
Bussiki quer proibir cortes de luz em finais de semana e feriados
O vereador de Cuiabá Marcelo Bussiki (PSB) apresentou, durante sessão ordinária nesta quinta-feira (14), um projeto de lei para proibir o corte do fornecimento de energia elétrica, gás, telefonia fixa e móvel nas sextas-feiras, aos finais de semana, em feriados e em dia útil anterior ao do feriado.  

O projeto é uma extensão da lei nº 5783/2014, que já proíbe o corte no fornecimento de água tratada, por falta de pagamento, nas mesmas datas. O projeto precisa ser aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, para entrar em vigor.

De acordo com o vereador, a proposta quer impedir que as empresas cortem o fornecimento destes serviços em dias que impossibilitam de o consumidor de realizar o respectivo pagamento do débito. Isto porque a interrupção nestas datas causa grande transtorno para o cidadão.

“Gera um embaraço para o consumidor. São serviços importantes para o consumidor, e cortado na sexta-feira ou nos finais de semana, não dá tempo de a pessoa pagar a conta e conseguir restabelecer na mesma data. Aí ela vai continuar sem o serviço e, em Cuiabá, que é uma das cidades mais quentes do país, a ausência do fornecimento de energia, por exemplo, fere diretamente o princípio de dignidade da pessoa humana”, disse Bussiki.

O vereador lembrou ainda que as empresas fornecedoras de energia elétrica, gás, telefonia fixa e móvel podem se programar para que o corte dos serviços seja feito em outros dias.

“Essas empresas possuem estruturas e instrumentos legais à disposição para programar a interrupção do fornecimento dos serviços. Não há a necessidade de fazê-lo aos finais de semana”, disse.

O projeto estabelece multas às empresas ou concessionárias em caso de descumprimento. O valor da multa a ser aplicada será estabelecido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e pelo Procon de Cuiabá.

“Este é um projeto que só tem a beneficiar o cidadão, por isso, gostaria do apoio de todos os vereadores. Com a proposta o consumidor terá tempo e condições de quitar seu débito e restabelecer o serviço interrompido, sem maiores prejuízos”, encerrou.

Karine Miranda

Assessoria de Gabinete


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.