12/02/2019
Festeiros do Senhor Bom Jesus de Cuiabá visitam Dr. Xavier
Integrantes da Arquidiocese de Cuiabá, acompanhados de integrantes de outras congregações religiosas (culturas afro, com apoio da Federação de Umbanda Zumbi dos Palmares, Luteranos, Batista), estiveram hoje (12) no gabinete do vereador Dr. Xavier. A visita do grupo religioso, conforme explicou o padre Felisberto Samuel da Cruz, chanceler da Mitra, é uma preparação para os 300 Anos de Cuiabá. “Até o dia 8 de abril estaremos visitando instituições públicas da capital, inclusive educandários municipais e estaduais”.

Eles foram recebidos por Everson Sanchez (chefe de gabinete parlamentar) e advogado Francisco Eduardo Campos. Dr. Xavier se encontrava em Plenário, na ocasião. Everson destacou a importância da cultura cuiabana estar integrada ao calendário aniversariante da capital.  Em nome do vereador, agradeceu a visita e disse que iniciativas semelhantes são fundamentais para a manutenção dos pilares da fé e das tradições culturais.

Segundo exposição feita pelo padre/chanceler Felisberto Samuel da Cruz, “o Senhor Bom Jesus de Cuiabá está sempre conosco. E as movimentações alusivas aos 300 Anos, de uma forma geral, têm contagiado a todos”.

Para o representante da Shalom, Gilson Santos, a jornada dos festeiros se constitui numa missão aprazível, principalmente agora, quando Cuiabá se prepara para oficializar seu tricentenário. “O envolvimento e alegria dos participantes desse grupo é contagiante. Isso se reflete, de forma receptiva, em todos os lugares visitados. Aqui na Câmara também foi assim.”

Júnior César, sacerdote da Cultura Afro-Brasileira, observou que as opções religiosas independem quando Cuiabá está no centro das atenções.  “Daí essa motivação de todos em torno do calendário aniversariante da capital. No que depender de todos nós, será uma festa inesquecível, abrilhantada por cada segmento religioso e cultural”.

Já Francisco Eduardo, responsável pelo Jurídico do gabinete, enfatizou que os passos do homem são orientados pela fé. “Orgulho-me de ser cuiabano. Os 300 Anos de Cuiabá representam grande alegria de quantos aqui vivem, sejam filhos natos da terra ou adotados. Nossa cidade possui uma mágica especial de encantamento por tudo que oferece de forma sempre atenciosa e generosa. Enfim, faço parte de um povo que se sente bem em abraçar amorosamente a todos. A presença dos festeiros do Senhor Bom Jesus de Cuiabá é sempre uma grande honra”.

João Carlos de Queiroz – Assessoria de Gabinete – Dr. Xavier

Fotos Relacionadas