Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
13/01/2019
Vereador Mário Nadaf relata a importância dos 125 anos da Paróquia São Gonçalo
Da Assessoria
Essa festa religiosa é uma grande herança cultural da cuiabania
Na primeira dezena de janeiro a Paróquia São Gonçalo completou 125 anos e para comemorar essa data simbólica, foi realizado um grande festejo religioso que contou com procissão, missa solene, quermesse com comidas típicas e a apresentação do grupo Flor Ribeirinha.

 
O Santo São Gonçalo de Amarante é conhecido como o ‘Padroeiro dos Violeiros’ pois quando era vivo gostava de cantorias e tocava em rodas de viola e por isso é muito popular entre os violeiros de Cuiabá. Nas festas religiosas é feita a tradicional ‘Dança do São Gonçalo’ onde casais dão voltas em torno de um altar, ao ritmo de viola caipira e cururu. 


“Essa festa religiosa é uma grande herança cultural da cuiabania, e por mais de um século continua atraindo devotos  o que é muito importante à cultura mato-grossense, pois, mantém as nossas raízes vivas”, declara o historiador e vereador Mário Nadaf (PV).

 
O nascimento da primeira capela foi em 15 de novembro de 1.781, o baiano José Carlos Pereira de Souza, natural da cidade de Cachoeira,  na época era o terceiro Juiz da Vila de Cuiabá, porém, foi convocado pela Corte Portuguesa a retornar a sua sede, e antes de ir embora, deixou uma imagem do Santo São Gonçalo no vilarejo.


Segundo o historiador antes da atual arquitetura a Igreja passou por várias reformas. “A primeira capela foi implantada nas proximidades do Rio Cuiabá devido à exploração de ouro na época. Ela recebeu uma imagem do São Gonçalo de 1,45m, toda talhada em madeira exportada da cidade de Amarante em Portugal, onde o santo nasceu e viveu”, explica Mário Nadaf.

 
O pevista ainda conta que na construção da atual paróquia os moradores mais jovens trabalhavam dia e noite buscando areia, pedras e outros materiais de construção no Córrego da Prainha, onde hoje é a Avenida Coronel Duarte.“O inicio das obras só se deu em 1894 após a chegada dos Padres Salesianos, enviados por Dom Bosco o fundador da Congregação. Um fato que poucas pessoas sabem é que à Avenida VX de Novembro onde é localizada a paróquia recebeu esse nome devido ser a data da construção da primeira igreja, que foi no dia 15 de novembro de 1.781,” relata o vereador Mário Nadaf.

O santo faleceu no dia, 10, de janeiro de 1.259 e por isso a festa na Capital foi encerrada nessa quinta-feira, 10, em homenagem a data da morte da santidade.

Da Assessoria 


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.