01/01/2019
Misael: “Sinto-me agraciado por Deus, por mais esta conquista”
No seu pronunciamento de posse, o novo presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, externou hoje (1º) se sentir muito emocionado, por entender ser aquele momento “mais um consentimento divino em sua esforçada escalada de vida”.  O parlamentar retrocedeu assim aos tempos em que trabalhava duro na roça e na construção civil em Dom Aquino (cidade natal) e na região do Manso. Atividades que confessou desempenhar de forma feliz, por entender estar ali a evolução do ser humano que seus pais pretendiam moldá-lo.

“Este evento, portanto, é inegavelmente um milagre de Deus, o dono de tudo, e traz muita emoção, pois revivo alguns dos passos que empreendi lá atrás, ainda na fase de infância, adolescência, sempre incentivado pelos meus pais. São lições válidas para o decorrer de toda a minha existência”. Misael fez questão de agradecer os 23 votos que recebeu para assumir a Mesa Diretora, bem como o apoio de trabalho cotidiano no Legislativo por parte de todos os seus colegas parlamentares. “Fui eleito com 23 votos, mas trabalharei pelos 25 vereadores”, pontuou.

Na oportunidade, além de estender cumprimentos ao prefeito Emanuel Pinheiro, em particular pela atenção especial dedicada à sua posse, ele agradeceu as presenças do ex-governador Júlio Campos e de todos os amigos em geral, particularmente do pastor Rubens, que representou o pastor Sebastião Rodrigues de Souza, e do pastor Etevildo, de sua igreja no bairro Dr. Fábio. Ainda citou Na cerimônia os pastores Cristiano e Arnaldo, e disse se sentir assim duplamente amparado nesta nova missão concebida a partir da eleição desta Mesa Diretora, em agosto último.

“Daqui a exatos 97 dias, Cuiabá irá completar 300 anos. Uma cidade com tradições distintas, ricas, e uma das mais antigas do País. Mas, para nós, é uma jovem tricentenária, dada à sua pujança desenvolvimentista, centrada na determinação dos seus mais de 700 mil habitantes natos e “paus rodados”. Cuiabá, enfim, é uma terra querida também por sediar uma receptividade calorosa a todos que aportam em seu miolo. Foi justamente o que aconteceu conosco, com minha família. Viemos pra cá, montamos bases domiciliar e de trabalho, e nos apaixonamos por essa cidade e pelo seu povo”.

Misael relembrou que sua história de vida é simples, mas riquíssima em conteúdo de ensinamentos repassados pelos seus gestores (Odeneri Rodrigues Galvão e Madaí Oliveira Galvão – “in memorian”). À esposa dona Adélia Galvão e aos filhos (Suellem e Cristiellen), o vereador direcionou aplausos pelo apoio constante à luta que tem concebido durante anos. “São meus pilares, meus amores”. E relembrou, triste, a perda de um dos rebentos da prole, Misael Rogério, “dor que não se explica”.

Formado em jornalismo aos 44 anos, Misael também citou ter desempenhado cargos públicos na gestão Mauro Mendes, a de subsecretário de Assistência Social, e desempenhou funções parlamentares (suplente de vereador) a partir de 2011, disputando quatro eleições rumo ao Legislativo cuiabano e uma à ALMT. “Venci na ala municipal em 2016, pela persistência, e fui predestinado por Deus para conduzir a bom termo o futuro deste Parlamento pelos próximos dois anos. Desempenharei o máximo de mim, tenham certeza”.
No encerramento do evento, após empossar seu secretariado, Misael Galvão convidou os presentes para conhecer a presidência da Casa de Leis, e já convocou os auxiliares diretos para uma reunião de trabalho nesta quarta-feira, a partir das 7h.

Os secretários que compõem a administração do biênio 2019/2020 são:  Heronides Dias da Luz, o Nona, no Apoio Legislativo, Bárbara Helena de Noronha Pinheiro na Gestão de Pessoal. Para Chefia de Gabinete, Misael nomeou Rafael Capuzzo. O novo secretário-geral da Câmara é Jairo Rocha, ex-ouvidor-geral da Prefeitura de Cuiabá. A Comunicação fica sob o jornalista Leonardo Arruda, enquanto Marcelo Gomes de Oliveira responde como secretário de Patrimônio e Manutenção. O advogado Rodrigo Cyrineu (foto) é o novo procurador-geral do Legislativo cuiabano. A secretaria de Orçamento e Finanças fica sob Vera Gomes da Silva, e Jonatas Jovino Pulqueiro na Secretaria de Transparência e Controle Interno.

João Carlos de Queiroz – Secretaria de Comunicação Social – Câmara Municipal de Cuiabá