30/12/2018
Justino Malheiros: "Foi um orgulho imenso presidir a Mesa Diretora"

O presidente do Legislativo cuiabano, vereador Justino Malheiros, disse estar orgulhoso de ter tido a oportunidade de presidir a Mesa Diretora do Parlamento Municipal no biênio 2017/2018, quando foi possível realizar muitos projetos parlamentares no foco da expectativa da sociedade e, por outro lado, também a Mesa pôde consolidar benefícios diversos de infraestrutura no espaço físico ocupado pela Casa de Leis. Isso facultou melhor comodidade e desempenho das atividades dos servidores lotados na sede Legislativa, apontou. Na sua avaliação geral, a experiência de gestor do Parlamento foi plenamente gratificante, "trabalho realizado graças ao apoio recebido dos colegas parlamentares como um todo e dos próprios servidores, efetivos e comissionados. Sozinho, eu não teria conseguido nada". Os colegas da Mesa e demais vereadores, associados aos servidores da Câmara, foram instrumentos essenciais às vitórias contabilizadas, disse.

Justino observou que sua eleição para presidir a Mesa Diretora teve conotação duplamente honrosa pelo fato de seu avô e pai terem ocupado outrora o mesmo cargo. "Minha responsabilidade assumiu proporções bem maiores também por causa disso, jamais poderia decepcioná-los. Tanto que não medi esforços para fazer o melhor, e com a ajuda de Deus e dos colegas, consegui. O Legislativo resgatou sua autoestima e se tornou referência respeitosa perante a sociedade, coisa que muitos julgavam ser impossível conseguir".

No início dos trabalhos da Mesa Diretora, recorda, foram reduzidos 393 cargos comissionados na Casa, medida que possibilitou parcial reestruturação do equilíbrio administrativo. "Também investimos em acessibilidade para deficientes físicos e visuais, além de potencializar valorização dos servidores em todas as faixas (auxílio alimentação, cursos na Escola Legislativa). Por meio de parceria, o Tribunal Regional Eleitoral montou um serviço de atendimento diário na Câmara para realização de biometria. Paralelamente a tudo isso, a cultura mereceu especial atenção da nossa parte, com uma série de atividades ao longo desses dois anos".

Segundo Malheiros, os investimentos diversos em infraestrutura contribuíram bastante para que a Câmara Municipal pudesse se reerguer do caos interno em que se encontrava, verificando-se panes frequentes. "O elevador não funcionava há mais de 10 anos, e nós o reativamos para melhor servir a quem visita o Legislativo, principalmente os deficientes físicos. Recompomos o mobiliário, as instalações elétrica/hidráulica, substituindo equipamentos de ar-condicionado/iluminação (parceria com Energisa), e adquirimos novos computadores. Houve, enfim, uma readequação potencial das atividades do Legislativo sem sobrecarregar nenhum servidor, pelo contrário: ampliamos as facilidades de trabalho. Há, hoje, uma oferta de melhor estrutura aportada na Casa em vários aspectos essenciais, o que resulta numa agilidade espontânea na concepção de serviços rotineiros".

A maior comemoração de Justino - que deseja boa gestão ao seu sucessor, Misael Galvão (assume neste dia 1º) - é o fato de estar deixando o comando da Mesa Diretora sem nenhum nódulo acusatório à Câmara. "Saio da presidência de forma triunfante, pois não tivemos nenhum escândalo de gestão, principalmente de ordem corrupta. Enquanto à frente dos trabalhos de administração da Casa de Leis, empreendemos fiscalização rigorosa para que nada fosse colocado num ponto de desconfiança, mesmo de suspeita. A transparência de ações marcou nossa passagem, posso assegurar. Assim, agradeço aos demais componentes da Mesa Diretora e a todos os colegas de Parlamento por colaborar com o êxito dessa gestão que ora encerramos".

João Carlos de Queiroz - Secretaria de Comunicação Social - Câmara Municipal de Cuiabá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues