13/02/2009
Agentes de saúde cobram nomeações
Luiz Alves
Cerca de 700 trabalhadores da Prefeitura Municipal de Cuiabá que desempenham funções de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias aguardam desde 2006 atos de nomeação. O presidente do sindicato, Wilson Cuttas disse na tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá que o processo se arrasta desde 2006 e o ato de nomeação é garantido em Lei Federal 11.350. Após o pronunciamento os agentes caminharam até o Palácio Alencastro em manifestação a falta de uma definição do executivo.

Cuttas denunciou aos vereadores a falta de material básico de trabalho como cola, caneta, roupas, borracha, sapatos, mascaras e protetor solar que há anos não é fornecido.
Além da falta de equipamento obrigatório de trabalho os agentes têm contato direto com o Temefás, um produto químico considerado tóxico. “O agente abre o saquinho do produto sem nenhuma proteção nas casas visitadas colocando em risco sua saúde e das famílias”, explicou.

Há duas semanas o sindicato entrou com ação no Ministério do Trabalho para a solução do impasse. Segundo o presidente do sindicato a situação é grave, pois a categoria não recebe garantias legais. Existem inúmeros casos de desconto da contribuição do INSS, mas os valores arrecadados não são repassados para a previdência.
Assessoria/Roseli Cordeiro

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)