30/11/2018
Exposição de orquídeas encanta quantos passam pela Câmara de Cuiabá
Assessoria de Imprensa
A exemplo de concorrida mostra realizada em 2017, durante a semana que antecedeu  o Dia das Mães, uma outra exposição de orquídeas está acontecendo hoje (30) em frente ao prédio da Câmara Municipal de Cuiabá. Estão expostas para comercialização centenas de espécies dessa planta, com e/ou sem flores, todas cultivadas em Mato Grosso. A exposição será encerrada às 11h deste domingo (2), informou o orquidófilo Leanderson Pereira. Ele acentuou que a presente mostra não objetiva apenas a comercialização de orquídeas, mas também o repasse de instruções sobre o processo de cultivo correto dessa planta e os produtos recomendados para adubá-las, substratos e adubos.

"É uma exposição técnica e efetivamente instrutiva, apoiada pela Casa de Leis do município, por meio da Coordenadoria de Cultura e Resgate Histórico, coordenada por Rafael Neto. Tradicionalmente, realizamos aqui duas exposições anuais: por ocasião da proximidade do Dia das Mães e, também, no final de novembro, data de explícita saudação natalina a Cuiabá e Mato Grosso".

O orquidófilo disse que estão expostas no estande frontal ao Parlamento várias espécies raras de orquídeas, além de outras a preços acessíveis. "Temos aqui a orquídea Vanda, espécie aérea, importada da Tailândia. É a top de linha, digamos assim. Os preços dessa planta variam entre R$ 350, R$ 240 a R$ 270. Também ofertamos mudas a partir de R$ 25,00. Já as orquídeas mais comuns, as mais comercializadas nesta exposição, são as Thaleanopsis e Denphal. A Denphal (muda) sem flor custa apenas R$ 5,00, enquanto a florida tem preços quase paralelos, entre R$ 50,00 ou R$ 40,00".

Cuidar para não perder - O cultivo de orquídeas exige alguns cuidados especiais, alertou o técnico. Um deles diz respeito ao ambiente, pois a orquídea não resiste a raios solares diretos. "Para cultivá-la corretamente, é preciso dispor de um lugar arejado e calmo, irrigando dia sim, dia não. A orquídea, apesar de exótica, é uma planta delicadíssima. Daí nossa iniciativa em disponibilizar instruções para quem deseja tê-la em casa. Caso contrário, ela não resiste. É uma beleza frágil".

Leanderson ainda informou que Mato Grosso dispõe de apenas seis lojas de revenda de orquídeas, distribuídas nos municípios de Cuiabá, Primavera do Leste, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Campo Novo do Parecis (essa última, a matriz). Todas são denominadas Orquidário Parecis. Maiores informações do www.orquidarioparecis.com.br ou pelos telefones (65) 3634.2293

João Carlos de Queiroz - Secretaria de Comunicação Social - CMC