23/11/2018
FISCALIZAÇÃO NÃO PARA: Abilio vistoria unidades de saúde no bairro Pedra 90
Assessoria de Imprensa
Após a conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, o vereador Abilio Junior (PSC) retomou, nessa quarta-feira (21-11), o trabalho de fiscalização das unidades de saúde primária e secundária de Cuiabá.

Com perfil político fiscalizatório, o parlamentar acredita que essa é uma forma de identificar as problemáticas que afetam diretamente o serviço de saúde prestado à população e buscar mecanismos para melhoria da qualidade desse setor, em razão das dezenas de reclamações e denúncias recebidas diariamente da população no seu gabinete e nas suas redes sociais.

As primeiras unidades vistoriadas foram as que estão instaladas no bairro Pedra 90. A pedido dos moradores, o vereador visitou o Centro de Saúde, onde deparou com a obra de reforma paralisada.

Arquiteto e urbanista de formação, Abilio acredita que a obra pode ser concluída em 20 dias, diante do quadro apresentado in loco. Contudo, o parlamentar aguarda uma resposta oficial da Prefeitura de Cuiabá sobre a conclusão do trabalho.

Conforme a população da região, desde o início da obra, o atendimento no local ficou suspenso e a demanda direcionada às demais unidades de saúde do bairro. O que, segundo a moradora Evelin Cristina dos Reis, de 24 anos, tem prejudicado a população que necessita do atendimento.

“Se eles fizessem tudo no tempo certo, seria maravilhoso. Mas não é isso que acontece. A gente ‘tá’ sem atendimento aqui e quando temos necessidade temos que esperar uma eternidade nas outras unidades porque tudo ficou sobrecarregado”, reclamou.

Também foram vistoriadas as unidades de Programa de Saúde da Família em que foram identificados problemas falta de profissionais (médicos, enfermeiros), de insalubridade (falta de coleta de lixo hospitalar, presença de ratos e pombos nas instalações internadas da unidade), de infraestrutura (macas deterioradas, banheiros interditados, unissex e telhado sem manutenção).

“O que a gente observa é que falta gestão e planejamento para melhoria do atendimento. Vamos cobrar incisivamente da Prefeitura uma resposta imediata a essas questões”, garantiu Abilio.

Fotos Relacionadas

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues