14/11/2018
Fala, Plenário!
Brunna Maria - CMC
O Mestrando na Faculdade Adventista de São Paulo prof. Leonelson Dias da Silva usou a Tribuna Livre para explanar sobre o tema: Da homogeinidade à diversidade – uma reflexão atual ao combate ao racismo.
Para ele,  é "...fundamental estarmos conscientes acerca do contexto histórico quanto ao avanço mundial e o fortalecimento social, liberdade étnica-racial e a expansão dos direitos civis".

Consciência negra
A fala do professor Leonelson, na Sessão Ordinária de terça-feira (13) foi precedida por uma Audiência Pública, dia 12, realizada pelo vereador Delegado Veloso que discutiu as condições do negro na sociedade cuiabana.

Modelo de gestão
O vereador Kero-kero (PSL) anunciou que enviou requerimento à Prefeitura solicitando documentos a fim de melhor conhecer o trabalho realizado pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública no Hospital São Benedito.

Kero-kero acredita que é necessário discutir intensamente o modelo de gestão a ser implantado no novo pronto socorro, para evitar que os servidores que “roeram o osso” por quase 30 anos no atual pronto socorro sejam jogados às traças.
O parlamentar entende que com o montante de recursos aportado no São Benedito é possível alcançar qualidade semelhante nas outras unidades de saúde do município.

Por fim, Kero-kero afirmou que tem convicção formada no sentido de que a Empresa Cuiabana de Saúde Pública deve ser afastada do processo.

Modelo de gestão I
Depois de ouvir críticas de vários vereadores, o líder do Prefeito Luís Cláudio (PP) alertou para possíveis excessos ou erro de foco que possam ser cometidos.
O líder pediu mais atenção para os benefícios que o novo pronto socorro vai trazer para quem mais precisa – a população lá “da ponta”.

Mais de 300 leitos serão acrescidos. Ele, no entanto, reconheceu que a saúde apresenta deficiências que, porém, serão sanadas com realizações.

Já o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) lembrou que o Hospital São Benedito é gerido pela Empresa Cuiabana de Saúde e é modelo para Mato Grosso e para o País, devido a excelência do trabalho prestado.
Finalizando, o vereador Ricardo Saad (PSDB) alertou para uma necessidade real no funcionamento de qualquer unidade de saúde: o gargalo gente preparada.

Saad observou que até o pleno funcionamento do novo PS vão ser necessário pelo menos 6 meses.

Novela sem fim

Os frequentes casos de interrupção de atendimento na Policlínica do Verdão estão sendo chamados de novela pelo vereador Dilemário Alencar (PROS).
No Plenário ele disse que tem sido chamado  por usuários a comparecer naquela unidade para constatar esses infinitos problemas.

Um dia o transformador deu pane e os trabalhos pararam por 48 horas. No dia seguinte faltou água.
Além disso, os próprios pacientes se veem obrigados a comprar insumos para fazerem os exames.
O parlamentar questiona: como estão sendo usados os mais de 400 milhões do orçamento para a saúde?

Empreender para resolver
O Empreender, evento promovido pelo vereador Felipe Wellaton (PV), reuniu cerca de 250 pessoas, resultando na doação de mais de 10 mil reais para a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, entidade que há mais de 50 anos presta trabalho voluntário na educação e socialização de um público bastante específico – crianças e adultos com deficiências mentais.

Wellaton ressaltou que o Empreender é parte do trabalho que seu gabinete desenvolve no sentido de realizar um mandato que visa resultados práticos, “causando impacto na sociedade”.

Obra parada
O Prefeito e o Secretário de Saúde de Cuiabá foram questionados da Tribuna pelo vereador Diego Guimarães (PP): por que as obras da UBS – Unidade Básica de Saúde, do bairro São João Del Rey está parada.
Faz seis meses que ao invés de saúde aquela obra serve de criadouro de mosquito da dengue, portanto, sendo um agente de doenças.

Diego salientou que enquanto a população padece, o dinheiro público está sendo corroído naquela obra.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app