13/11/2018
Reconhecimento: Bussiki é homenageado por atuação em prol das crianças e adolescentes de Cuiabá
Eliel Tenório
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) foi homenageado pelo  Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-MT)  por sua atuação em prol dos menores em Cuiabá. A homenagem ocorreu em evento na noite dessa segunda-feira (12), ocasião em que o conselho completou 28 anos de existência.

Bussiki recebeu uma Moção de Aplausos por ter contribuído não apenas para a garantia dos direitos infanto-juvenis, mas também para o fortalecimento do Conselho e da rede de proteção às crianças e adolescentes.

Para o vereador, a homenagem demonstra a importância que a Câmara Municipal de Cuiabá tem na criação e desenvolvimento de políticas públicas a favor dos menores.

“Queremos que a Câmara de Cuiabá seja protagonista nas causas em prol das crianças e adolescentes e da família. A Câmara de Cuiabá pode fazer muito, pois é lá que são elaboradas as leis e discutido o orçamento  do Município. Com planejamento e recursos podemos fortalecer ainda mais a rede de apoio à criança”, disse.

Entre as propostas já apresentadas por Bussiki para o fortalecimento da rede em  defesa das crianças está a destinação de R$ 40 mil de sua emenda parlamentar à Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), que realiza o trabalho junto às famílias interessadas em adotar e também com pais adotivos.

Outra proposta foi a destinação de emenda parlamentar para o fortalecimento do Disque-100, serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos das crianças.

Além disso, Bussiki também apresentou um projeto de lei para que o Executivo fique impedido de contratar pessoas que tenham condenação por  crimes contra crianças e adolescentes para cargos vinculados ao atendimento aos menores em Cuiabá.

Agora, segundo Bussiki, a luta é para conseguir tirar do papel a implantação do Hospital Materno-Infantil, uma vez que a prefeitura destinou somente R$ 4 no orçamento do próximo ano, para a execução da obra.

“Percebemos a dificuldade que o Executivo terá e levantamos a voz na Câmara de Cuiabá. Criamos um grupo de trabalho com membros de vários Poderes para cobrar da prefeitura as ações para transformar esse hospital em realidade. Acredito que podemos fazer muito”, encerrou.