24/10/2018
Fala Plenário
Brunna Maria - CMC
Heroína da educação cuiabana
O vereador Gilberto Figueiredo (PSB) expressou sentimento de pesar pelo falecimento da Professora Marilei Luiza de Magalhães. Diretora da Escola Liberdade, no Paschoal Ramos, ela atou na educação municipal por mais de 25 anos como Professora, Coordenadora Pedagógica e Diretora. Deixando um caminho de “trabalhos explêndidos”.
Nossa educação está mais pobre sem a professora Mailei, mas com certeza ela está ao lado de tantos outros mestres que plantaram sementes na educação desta Capital, sentenciou o parlamentar.

Cegueira
O vereador Abílio Júnior (PSC) disse que está se sentido como um cego diante do trabalho da Secretaria de Obras. “Quanto se gasta de massa asfáltica, quanto recurso se gasta com tapa-buraco. Quais empresas prestam esses serviços. Como é feita a medição desse trabalho?”
Para saber, Abílio prometeu investigar, pois até agora não viu resultados.

Sucesso
O vereador Juca do Guaraná (AVANTE) comemorou, em breve relatório, a participação dos vereadores de Cuiabá nas últimas eleições.
Juca prevê que, em razão dos votos conquistados, a eleição da próxima prefeitura passa, obrigatoriamente, pelo Parlamento Municipal.
Nas últimas eleições a Câmara conquistou 126.596 votos, conforme suas contas, fato que credencia a Casa de Leis a assumir o protagonismo do processo eleitoral de 2020.

Hidrômetros novos
O vereador Marcrean Santos (PRTB) quer que a ARSEC mande a Águas Cuiabá instale um laboratório para aferição de hidrômetros – aparelhos que medem o consumo de água.
Marcrean afirmou que com a instalação de novos hidrômetros a conta de água vem subindo inexplicavelmente e a cidadão não tem a quem recorrer, pois a aferição dos aparelhos só pode ser feita em São Paulo.
Ele sugere que a Águas Cuiabá tenha na Capital, a cargo do IMETRO e PROCON, um lugar tecnicamente preparado para atender aos consumidores cuiabanos.

Mestres
O vereador Professor Frankes levou à tribuna uma mensagem de agradecimento dos professores de Cuiabá pela Sessão Solene realizada dia 19 (sexta-feira) em homenagem ao Dia do Professor.
O parlamentar ressaltou o sentimento de gratidão dos mestres pelo reconhecimento da classe.

Transparência total
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) discorreu sobre um projeto de lei que visa tornar mais transparente, econômico, simples e justo o processo de pagamento dos fornecedores da Prefeitura.
Bussiki argumenta que a mera aplicação do que estabelece a Lei Federal 8.666 - no artigo 5º será o bastante para implementar esses benefícios.
Segundo afirmou, a lei prevê o pagamento conforme uma ordem cronológica. Ele observou que o gestor público não pode privilegiar nem parceiros nem amigos, mas sim agir de modo impessoal.
Ele destacou ainda que essa prática evitaria a judicialização de muitos processos, pois o fornecedor ou prestador de serviços buscam a justiça para receber o que lhe é de direito, gerando um custo extra, além de impedir a melhor gestão de sua empresa, pois não tem condições de agendar suas despesas – como, por exemplo o pagamento dos seus funcionários.

Vacinação
O vereador Luís Cláudio (PP) apresentou projeto de lei para condicionar tanto a matrícula quanto a rematrícula à apresentação do atestado de vacinação das crianças e adolescentes nas unidades da rede municipal de educação.
Com esta lei, Luís Cláudio pretende criar um vínculo entre a rede de educação e os país, com isso facilitando tanto as campanhas de vacinação quanto a manutenção de crianças e jovens saudáveis na cidade.
Na sequencia, o parlamentar solicitou a retirada de tramitação das mensagens 433 e 455/2018, do Executivo. Elas tratam da regulamentação da atividade de transporte de passageiros na cidade.
Vereadores e motoristas estão em tratativas na busca por encontrar um meio termo que atenda aos próprios motoristas, aos usuários e também ao Poder Público que só consegue executar as demandas da população com a arrecadação de taxas, impostos para fazer face aos investimentos necessários ao desenvolvimento da cidade.
Qualidade de vida
O vereador Elizeu Nacimento (DC) fez indicação para que a Prefeitura construa uma academia ao ar livre, com pista de caminhada e parquinho ecológico para atender à população do bairro Altos da Serra I e adjacentes.
Para essas obras ele indicou a confluência das ruas Itamaraty, Brasília e 7 de Setembro.

Posicionamento oficial
O vereador Dilemário Alencar (PROS) requereu a convocação do Diretor da Águas Cuiabá, Luís Fabriani para esclarecer quanto, onde e como foram aplicados os recursos previstos no Plano Emergencial, que totalizam os montante de 204 milhões.
Dilemário destacou que o prazo para atingir a universalização do abastecimento de água na cidade e elevar a 60% o serviço de coleta e tratamento de esgoto é de 18 meses, data que já se aproxima mas até agora pouco se sabe sobre esses dados.

Chuvas e buracos na cidade
O vereador Xavier (PTC) cobrou do Secretário de Obras Vanderlúcio que organize equipes de tapa-buracos nas 4 regiões da Capital. Sem essa providência, o parlamentar acredita que a população vai enfrentar grandes dificuldades no período chuvoso, que já se aproxima.
Xavier lembrou que na região Oeste, no ano passado, duas equipes resolveram o problema nas ruas daqueles bairros.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
ASSESSORIA DE IMPRENSA

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)